Mulheres macapaenses são homenageadas com exposição que relata a história da conquista pelo direito ao voto feminino

Nesta sexta-feira, 24, no Dia Nacional da Conquista do Voto Feminino, a programação continua com uma roda de conversa com mulheres

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Direitos Humanos - SMDH

Psicóloga Silmara prestigiou a exposição fotográfica que conta a história do voto feminino e mostra o empoderamento das mulheres macapaenses | Foto: Ian Mowbray / PMM

Com o tema ‘Direitos Garantidos, Mulheres Empoderadas’, dezenas de mulheres foram homenageadas durante a exposição fotográfica realizada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH), que apresentou a história da conquista do voto feminino no Brasil, desde 1932 até os dias atuais, com fonte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A programação ocorreu na manhã desta quinta-feira (23) no hall de entrada da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult). Mães, donas de casa, parlamentares, jornalistas, professoras, médicas, garis, assistentes sociais, religiosas, psicólogas, artistas, entre outras profissões são destaques como empoderamento feminino.

Exposição que acontece no hall de entrada da Fundação Municipal de Cultura promove conhecimento cultural, reconhecimento e respeito | Foto: Mônica Nascos / PMM

O secretário de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, ressaltou que essas personalidades representam uma importância significativa porque elas são, dentre tantas profissões, as que se fortaleceram após a garantia do direito ao voto feminino. O secretário destacou o papel do Centro de Referência à Mulher (CRAM) para o fortalecimento de políticas públicas.

“Através do CRAM, muitas mulheres são acolhidas e estão cada vez mais fortes. Assim, a Prefeitura de Macapá vem enaltecer o direito ao voto, que dá à mulher o direito de exercer a cidadania com democracia, por isso é importante destacar principalmente as mulheres na política, com sensibilidade e coragem”, disse.

Para Socorro Marques, o momento foi fundamental para agradecer as pessoas que se dedicam diariamente em diferentes áreas, como empresarial, advocacia, educação, na limpeza.

“As nossas verdinhas que limpam a cidade também foram lembradas. Médica como a primeira-dama, Dra. Rayssa; a nossa coordenadora de jornalismo, Rita Torrinha, além das servidoras da Justiça, pastoras, mães de santo e freiras também têm muita representatividade na nossa sociedade”, enalteceu.

Cantora Deize disse que homengens da Secretaria de Direitos Humanos reconhecem o papel da mulher na sociedade | Foto Mônica Nascos

A cantora macapaense Deize Pinheiro, que leva o nome da música para outros estados e países, disse que se sentiu honrada por ser homenageada, representando as mulheres artistas desta terra, além de conhecer a história do voto feminino explícita nos cartazes.

“Está sendo mundo interessante conhecer a história do direito ao voto feminino e saber como aquelas mulheres foram fortes, corajosas e conseguiram vencer. Hoje, continuamos na luta democrática. São conquistas diárias: somos mães e profissionais, somos guerreiras sim. Sinto-me honrada por fazer parte”, agradeceu a cantora.

Nesta sexta-feira, 24, no Dia Nacional da Conquista do Voto Feminino, a programação continua com uma roda de conversa com mulheres que prestam serviços relevantes à sociedade, principalmente ao público feminino. A palestra acontece a partir das 9h no auditório da Fumcult.

Equipe técnica da Secretaria de Direitos Humanos e mulheres homenageadas durante a exposição fotográfica | Foto Ian Mowbray