Junho é um mês direcionado a conscientização ambiental. Pensando nisso, a Prefeitura de Macapá está realizando a campanha Junho Verde com ações de incentivo à proteção e conservação do meio ambiente. Na manhã deste sábado (4), 1 mil mudas de espécies arbóreas e sacolas de lixo veicular foram distribuídas durante blitz educativa no centro de Macapá
“As mudas entregues incentivam a plantação de árvores, o munícipe que recebeu pode colocar em frente à sua casa, por exemplo. Esse já é um gesto que vai ajudar na umidade e temperatura. Além disso, as sacolas vão evitar que as pessoas joguem lixo nas ruas. Então, por meio desta ação, conseguimos repassar a mensagem de preservar o meio ambiente, que é tão importante para a vida de todo os seres vivos”, destaca o secretário municipal do Meio Ambiente, Marcelo Oliveira.
A blitz educativa aconteceu na esquina da rua Cândido Mendes, com avenida Coraci Nunes, bairro Central. Durante a ação, foram distribuídas mudas de Ipê amarelo, Jambo e Açaí.
A iniciativa contou com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU-AP) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP). “Ações como essa fazem com a gente consiga passar para a população a importância do cuidado com o meio ambiente”, comenta Welton Barreiros, presidente do CAU.
“O Tribunal vem atuando, nos últimos anos, de maneira muito efetiva em questões sociais e ambientais. Então, verificamos que ações como essa são importantes por causarem impacto positivo”, finaliza o chefe da sessão de sustentabilidade do TRE, Patrick Guimarães.
Junho Verde
A programação acontecerá durante todo o mês, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com demais órgãos da capital e do Estado. O objetivo da campanha é mobilizar a população para contribuir para o cuidado ambiental através da adoção de boas práticas no cotidiano.
Veja programação:
14 e 15/06 – Mutirão de limpeza na Apa da Fazendinha
17/06 – Trilha ecológica na Apa da Fazendinha
18/06 – Dia do Plantio de Mudas
20/06 a 24/06 – Semana de Conscientização Ambiental nas escolas municipais