Moradores do Quilombo do Curiaú recebem serviços de saúde ofertados pela Prefeitura de Macapá

Entre os atendimentos, estavam consultas, testes rápidos, aferição de pressão, glicemia e vacinação.

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Saúde

Aferição de pressão foi um dos serviços ofertados na ação da Prefeitura de Macapá | Foto: Rafaelli Marques/Semsa

Nesta quinta-feira (1º), a Prefeitura de Macapá realizou uma ação de saúde para os moradores do Quilombo do Curiaú. Foram ofertadas consultas médicas com o clínico geral, psicólogo e nutricionista, além de serviços odontológicos, testes rápidos, aferição de pressão, glicemia, vacinação e suplementação de vitamina em crianças.

A programação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) na área externa da Igreja São Joaquim.

Uma das moradoras que aproveitou a ação foi a estudante de História, Gabriela Sarmento, 23 anos, que soube da atividade pela própria comunidade e foi junto com a família. Após passar por consulta odontológica, ela diz que a ação é importante porque ofertou médicos especialistas para a localidade.

“É de grande importância para a comunidade. Muita gente precisa cuidar dos dentes e as vezes não tem como ir lá no postinho. Hoje, os mais idosos conseguiram se consultar com a clínica geral”, diz ela.

O auxiliar de serviços gerais Raimundo Laércio foi se consultar e também levou seus familiares para passar pelos atendimentos. Ele ressalta a importância da ação ter oferecido os serviços para a comunidade, uma vez que muitos moradores tem dificuldade para se deslocar até a cidade.

“É muito importante atender a comunidade porque ir lá para dentro da cidade fica mais difícil. Tendo essas ações assim, fica mais fácil para o povo do Curiaú”, destaca ele.

O Curiaú foi a primeira localidade a receber essa ação da ESF, que prevê levar serviços de saúde durante este mês para os distritos.

“Desenvolvemos um cronograma de assistência aos distritos de Macapá que estão precisando de um suporte maior. Então, vamos levar inclusive para o Bailique, nas comunidades de Carapanatuba e Santo Antônio. Assim, a gente tem o mês inteiro de atividade nessas localidades, levando assistência de saúde a eles”, explica a coordenadora municipal do Estratégia Saúde da Família, Adriana Martel.

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.