Moradores do Habitacional São José recebem 3 toneladas de pescados no segundo dia da ação Peixe na Mesa

Pescados comercializados nesta edição vieram do Mini Polo da Fazendinha

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Agricultura


A Prefeitura de Macapá segue com a programação especial para a Semana Santa com o Programa Peixe na Mesa, e nesta quinta-feira (6), ofertou três toneladas de pescados para os moradores do Conjunto Habitacional São José, no bairro Buritizal. Pescados das espécies Tambaqui, Pirapitinga e Tambatinga estavam à venda por R$15 o quilo.

Os peixes desta edição vieram do Mini Polo da Fazendinha, retirados da propriedade do piscicultor Everaldo Mota. Há dois anos ele, com sua família, trabalham com a piscicultura, e com a ajuda da Prefeitura de Macapá, já possuem 28 tanques  de peixes. 

“Essa ajuda é muito importante para nós piscicultores, pois não adianta produzir e não conseguir escoar a produção. E aqui nós temos o suporte, o apoio técnico e nessas ações conseguimos vender os pescados. Assim, nosso custo é menor e  conseguimos baratear o valor dos pescados”, explica Everaldo.

Quem conferiu a ação foi a moradora do local, Márcia Cruz. Ela conta que sempre garante seu peixe nas edições do programa por ser um produto de qualidade e por um valor acessível. 

“Eu só atravesso a rua e venho comprar meu peixe, que por sinal é fresquinho. Essas ações facilitam muito pra gente, porque não preciso me deslocar até a feira para comprar um peixe de qualidade. Além de ser mais barato o quilo”, frisou. 

Peixe na Mesa

A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), aconteceu no dia 05 e 06 de Abril, na Praça Chico Noé e no Conjunto Habitacional São José. Ao todo, foi ofertado cerca de 5 toneladas de pescados para a população.

Segundo o gestor da pasta, Eduardo Fleury, essa edição do programa Peixe na Mesa cria oportunidades para o desenvolvimento econômico da piscicultura local e também beneficia famílias de produtores das regiões rurais de Macapá.

“Valorizar a piscicultura do nosso município é uma das prioridades da Semag, para que possamos incentivar o consumo do que é produzido aqui. Assim, estaremos fomentando a economia da nossa cidade. É um momento especial de desenvolvimento, trabalho e renda para essas famílias envolvidas no setor produtivo da nossa região”, destacou.