“Mesmo vacinado, vou permanecer no isolamento social”, diz Seu Romeu, de 82 anos

Desde março de 2019, quando foram confirmados os primeiros casos de transmissão comunitária do novo coronavírus no Brasil, a rotina de Romeu Dias, de 82 anos, morador do bairro do Trem, mudou completamente. O receio de contrair o vírus aliado à imposição de medidas restritivas para evitar a contaminação fez com que ele passasse a ficar em casa e isso se repetiu dia após dia. Quase um ano depois, a rotina de Romeu finalmente começou a mudar, pois na manhã desta sexta-feira (05) ele saiu de casa por um motivo válido, o início da vacinação de idosos a partir de 80 anos em Macapá contra a Covid-19.

O senhor Romeu recebeu a primeira dose do imunizante na Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares, localizada no mesmo bairro onde mora. Ele foi um dos primeiros a chegar até o local. Às 6h45 já estava na fila para garantir a sua dose da vacina. “Ele quis vir e estava acordado desde 5h esperando por esse momento”, conta a filha de Romeu, Patrícia Dias.

Assim que recebeu a primeira dose da vacina, Romeu disse que, a partir de agora muita coisa vai mudar, pois as chances de contrair o novo coronavírus vão diminuir bastante. Mesmo iniciando o seu ciclo de imunização, ele afirma que esse ainda não é o momento de relaxar com os cuidados que estão sendo tomados. “Mesmo sendo vacinado, eu vou seguir as recomendações como o uso de máscara e também vou permanecer no isolamento social mesmo depois da segunda dose. Somente daqui quatro ou cinco meses ou quando realmente for seguro, eu volto a sair de casa”, declarou.

Campanha
A ação de vacinação a qual o senhor Romeu Dias participou é promovida pela Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Nesta sexta-feira (5) foram vacinados 1078 idosos partir de 80 anos, que fazem parte do grupo prioritário de imunização.
Este também foi o número total de doses disponibilizadas para este dia de ação, espalhada por nove pontos, entre escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
Essa descentralização se deu em função do aumento do número de vacinados e, também, como uma maneira de garantir mais conforto a eles, uma vez que muitos possuem limitações de locomoção ou problema de saúde. “Como a cada faixa etária aumenta o número de vacinados, a Central de Imunização distribuiu a vacina por vários pontos da cidade e isso veio para dar mais comodidade e segurança aos vacinados”, destacou a coordenadora da Central de Imunização, Monique Uchoa.

Finalizada essa etapa, a Semsa abrirá a vacinação para os faltosos, acamados ou não, que fazem parte deste grupo. A vacina estará disponível nas UBSs Congós, Pacoval, São Pedro, Novo Horizonte, Marabaixo e no drive-thru da Praça Floriano Peixoto. Em todos estes locais o atendimento acontecerá entre os dias 08 e 12 de março, das 09h às 14h.
Para ter acesso à primeira dose do imunizante, é preciso fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura de Macapá, disponível no link https://semsa-ap.web.app/#/cadastro e, no dia que for receber a vacina, é necessário apresentar uma cópia de um documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.

Ewerton França
Secretaria Municipal de Comunicação Social