Desde março de 2019, quando foram confirmados os primeiros casos de transmissão comunitária do novo coronavírus no Brasil, a rotina de Romeu Dias, de 82 anos, morador do bairro do Trem, mudou completamente. O receio de contrair o vírus aliado à imposição de medidas restritivas para evitar a contaminação fez com que ele passasse a ficar em casa e isso se repetiu dia após dia. Quase um ano depois, a rotina de Romeu finalmente começou a mudar, pois na manhã desta sexta-feira (05) ele saiu de casa por um motivo válido, o início da vacinação de idosos a partir de 80 anos em Macapá contra a Covid-19.
O senhor Romeu recebeu a primeira dose do imunizante na Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares, localizada no mesmo bairro onde mora. Ele foi um dos primeiros a chegar até o local. Às 6h45 já estava na fila para garantir a sua dose da vacina. “Ele quis vir e estava acordado desde 5h esperando por esse momento”, conta a filha de Romeu, Patrícia Dias.
Assim que recebeu a primeira dose da vacina, Romeu disse que, a partir de agora muita coisa vai mudar, pois as chances de contrair o novo coronavírus vão diminuir bastante. Mesmo iniciando o seu ciclo de imunização, ele afirma que esse ainda não é o momento de relaxar com os cuidados que estão sendo tomados. “Mesmo sendo vacinado, eu vou seguir as recomendações como o uso de máscara e também vou permanecer no isolamento social mesmo depois da segunda dose. Somente daqui quatro ou cinco meses ou quando realmente for seguro, eu volto a sair de casa”, declarou.
Campanha
A ação de vacinação a qual o senhor Romeu Dias participou é promovida pela Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Nesta sexta-feira (5) foram vacinados 1078 idosos partir de 80 anos, que fazem parte do grupo prioritário de imunização.
Este também foi o número total de doses disponibilizadas para este dia de ação, espalhada por nove pontos, entre escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
Essa descentralização se deu em função do aumento do número de vacinados e, também, como uma maneira de garantir mais conforto a eles, uma vez que muitos possuem limitações de locomoção ou problema de saúde. “Como a cada faixa etária aumenta o número de vacinados, a Central de Imunização distribuiu a vacina por vários pontos da cidade e isso veio para dar mais comodidade e segurança aos vacinados”, destacou a coordenadora da Central de Imunização, Monique Uchoa.
Finalizada essa etapa, a Semsa abrirá a vacinação para os faltosos, acamados ou não, que fazem parte deste grupo. A vacina estará disponível nas UBSs Congós, Pacoval, São Pedro, Novo Horizonte, Marabaixo e no drive-thru da Praça Floriano Peixoto. Em todos estes locais o atendimento acontecerá entre os dias 08 e 12 de março, das 09h às 14h.
Para ter acesso à primeira dose do imunizante, é preciso fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura de Macapá, disponível no link https://semsa-ap.web.app/#/cadastro e, no dia que for receber a vacina, é necessário apresentar uma cópia de um documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.
Ewerton França
Secretaria Municipal de Comunicação Social