Mês da Consciência Negra 2023: Prefeitura recebe representantes do movimento negro para discutir o evento que celebra a cultura negra no Amapá

Evento reúne comunidades negras para manter vivos os costumes e tradições ancestrais

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Encontro aconteceu nesta sexta-feira (6) | Foto: Jesiel Braga/PMM

Na manhã desta sexta-feira (6), representantes dos movimentos negros, religiosos e culturais de Macapá entregaram no Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) o projeto para realização do mês da consciência negra 2023, com atividades como, o Encontro dos Tambores e a missa dos quilombos. Na edição deste ano, a Prefeitura de Macapá apoiará o evento.

Durante a tarde, o Diretor-presidente da Improir, Aluizo de Carvalho, a Diretora-presidente da MacapaTur Leda Sadala e o Diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) Caetano Bentes se reuniram no prédio da MacapaTur para discutir a possibilidade de apoio de cada pasta para a realização do evento.

Encontro que celebra a cultura negra no Amapá é realizado desde 1995, reúne comunidades negras, que se dedicam a manter vivos os costumes e tradições ancestrais.

Como parte da programação realizada no mês da Consciência Negra no Amapá, o Encontro dos Tambores 2023 ofertará diversas atividades religiosas, culturais, de saúde e voltadas para o afro empreendedorismo.

O Diretor-presidente da Improir, Aluizo de Carvalho, explica a importância do evento. “Esse é um momento muito importante para a cultura negra do Amapá. É uma oportunidade para as comunidades negras mostrarem suas tradições e costumes ancestrais”, afirma.

“Estamos muito felizes em poder realizar este evento novamente este ano”, disse Naira Sena, Sócia-Fundadora da União dos Negros do Amapá.