‘Março Lilás’ encerra com serviços de saúde para mulheres na Zona Sul de Macapá

Ação vai acontecer na sexta (31), das 8h às 11h30, na UBS Congós

Por Rafaelli Marques - Secretaria Municipal de Saúde

Campanha do Março Lilás tem objetivo de conscientizar quanto a prevenção do câncer do colo do útero | Foto: Renato Costa/Semsa

Nesta sexta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai promover uma grande ação de saúde voltada ao público feminino para encerrar as programações da campanha ‘Março Lilás”, de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer do colo do útero. Será das 8h às 11h30, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Congós.

As usuárias serão recebidas com café da manhã, em seguida terá roda de conversa com as assistentes sociais sobre laqueadura, benefícios sociais e outros assuntos. Ainda haverá consultas médicas com clínico geral, psicólogo e enfermagem, coleta de PCCU, vacinação para HPV, Covid-19 e outras vacinas de rotina, testes rápidos para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis(ISTs) e agendamentos de exames laboratoriais.

Durante esse mês de março, a Semsa promoveu outras três ações do Março Lilás: uma na UBS Infraero 2 e na sede do Hospital do Amor (HA), ambas em parceria com o HA e ainda foi realizada na UBS Marcelo Cândia.

“Foi muito importante esses momentos nas unidades de saúde, pois levamos conhecimento e informação sobre a prevenção do câncer do colo do útero, além da possibilidade de que essas mulheres puderam receber vários serviços de saúde em um só dia. É muito benéfico para a saúde dessas mulheres, que ficam sabendo como cuidar da sua saúde e como prevenir esse câncer”, ressalta a diretora do Departamento do Ciclo de Vida, Larissa Moraes.

Na UBS Congós, para ser atendida, é necessário apresentar documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

Prevenção do câncer do colo do útero

As principais formas de prevenção do câncer do colo do útero são a vacina contra o vírus HPV, agente causador dessa doença, e a realização do exame preventivo de colo de útero, o Papanicolau, também chamado de PCCU.

UBS Congós

A UBS Congós fica na Rua Benedito Lino do Carmo, nº 1648, no bairro Congós.

Texto: Rafaelli Marques*- Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.