Mandioca: uma raiz de valor para a agricultura familiar de Macapá

Prefeitura de Macapá incentiva o plantio e o manejo da mandioca no município, diversos produtos alimentícios são produzidos a partir da raiz

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A mandioca é uma das principais culturas da zona rural de Macapá. Além de ser fonte de renda para agricultores familiares, a raiz também é matéria-prima de produtos típicos da culinária do norte do Brasil, como farinha, tapioca, beiju e tucupi. Para aumentar a produtividade e a qualidade da mandioca no município, a Prefeitura de Macapá tem apoiado os produtores com assistência técnica e mecanização agrícola.

Na última terça-feira (25), técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) visitaram a comunidade do Ambé, cerca de 70 km da capital, para acompanharem o plantio de mandioca e Macaxeira Branca Regional, realizado pela Prefeitura. São variedades com potencial produtivo na região, e devem beneficiar as famílias da associação local. O plantio foi possível graças à política de licenciamento ambiental da gestão municipal, que liberou 10 hectares para o cultivo da raiz.

Um dos agricultores que fazem parte do plantio de mandioca é Feliciano Picanço, morador do Ambé há 70 anos. Ele conta que antes da chegada da mecanização e do acompanhamento técnico, o manejo era feito de forma manual e sem as orientações necessárias.

 “Antes era muito sacrifício para plantar e não tínhamos produção. Graças ao apoio que recebemos, conseguimos fazer nosso trabalho evoluir e plantamos 348 feixes de manivas, um acontecimento inédito para nossa comunidade. Para nós que vivemos da agricultura é um avanço importante”, relata o agricultor.

O corpo técnico da Semag é responsável em levar a tecnologia até o campo; trator, grade aradora, niveladora e plantadeira são alguns dos equipamentos fornecidos para agilizar o setor produtivo da comunidade. 

O secretário de Agricultura de Macapá, Eduardo Fleury, destaca que a gestão municipal está fortalecendo a cadeia produtiva da região. 

“A mecanização agrícola e o auxílio adequado permitem o aumento da produção e agilidade no processo de correção e preparo do solo. Além disso, estamos incentivando o uso de variedades mais adaptadas ao clima e ao solo do Amapá, que podem gerar mais renda para os produtores”, afirma.

Com a iniciativa, a comunidade poderá trabalhar de forma unificada e organizada. “O objetivo é estar alinhado. Fazer o melhor pelo nosso agricultor que não tem condições financeiras para preparar uma área. A rentabilidade depende diretamente do que produzem”, explica Antônio José Coutinho, presidente da Associação dos Moradores e Produtores Remanescentes do Quilombo do Ambé.

Mandiocultura em Macapá

A mandiocultura é uma das atividades mais importantes para a economia e a cultura do Amapá. De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, o estado produziu cerca de 113.506 mil toneladas da raiz.

A mandioca é matéria-prima de vários produtos típicos da culinária do norte do Brasil, como farinha, tapioca, beiju e tucupi. Esses produtos são consumidos diariamente pela população e também são fontes de renda para muitos empreendedores locais.

Confira mais fotos