Mais de 80 usuários do Cras Amor já receberam atendimentos no Odontomóvel, em Macapá

Entre os serviços ofertados é possível fazer limpeza, restauração e extração.

Por *Rafaelli Marques - Secretaria Municipal de Assistência Social

Unidade móvel faz atendimento aos moradores do bairro Infraero II e área de entorno | Foto: Rafaelli Marques/PMM

Desde do dia 24 de junho o carro da Unidade Móvel de Odontologia (Odontomóvel) está estacionado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Amor, localizado no bairro Infraero 2, zona norte da cidade, ofertando atendimentos aos usuários.

O foco é atender pessoas de baixa renda, que não tem condições de pagar consulta particular. Em menos de um mês, 86 moradores da região fizeram algum procedimento com a equipe de odontologia da unidade.

“Todos os atendimentos odontológicos que são oferecidos nas unidades de saúde também são ofertados na unidade móvel porque ela foi planejada para isso. A única diferença é que ela tem rodas e consegue transitar em todos os espaços, o que é ótimo para alcançar e levar os atendimentos para mais pessoas”, diz a coordenadora do Odontomóvel, Cássia Klein.

Os serviços ofertados são de limpeza, restauração e extração. Entre os usuários está o autônomo Luzival de Pinheiro, de 41 anos. Ele conta que já participava das ações do Cras e quando se mudou para o bairro Infraero 2, passou a frequentar o centro. Ao saber do Odontomóvel, aproveitou para fazer uma restauração.

“Eu sou autônomo, não tenho condição de pagar por um tratamento odontológico e a falta dele deixa a autoestima da pessoa muito baixa. Para uma pessoa que gosta de sorrir e conversar é difícil fazer isso por causa da vergonha”, comenta Pinheiro.

Em função da alta demanda, a unidade móvel ficará no Cras Amor até o final do mês de julho e todas as vagas para consultas já foram preenchidas. Elas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

O secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, destaca a importância da oferta do serviço odontológicos para os usuários do Centro.

“Estamos dando atenção aos usuários para que o odontomóvel chegue a todos que precisam de tratamento odontológico. Muitos deles não têm condições de fazer um tratamento porque o custo é alto e pensando nisso vamos estender esse serviço para os outros Cras e também para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social”, destaca.

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Assistência Social.