Mais de 600 idosos de Macapá receberam serviços de saúde e cidadania no mês de junho

Ações aconteceram no Conjunto Habitacional Macapaba e nos bairros Marabaixo 2 e Coração.

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Ação ofertou consultas médicas e exames laboratoriaisi | Foto: Rafaelli Marques/SemDH

Mais de 600 idosos de Macapá receberam atendimento médico e de cidadania durante o mês de junho. A iniciativa faz parte da campanha Junho Violeta que promoveu a valorização e o cuidado com a terceira idade. Além de ação social, a Prefeitura de Macapá realizou blitz de conscientização contra violência ao idoso e distribuição de laços violetas.

“Conseguimos alcançar 639 idosos que precisavam desses atendimentos. Um número expressivo e isso demonstra que a campanha obteve êxito. Nosso intuito é ampliar para outros bairros e até distritos”, ressalta o coordenador municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência e Idosos, Ruan Linconl.

As ações sociais ocorreram no Conjunto Habitacional Macapaba e nos bairros Marabaixo 2 e Coração. Foram ofertadas consultas médicas, avaliação nutricional, atendimento psicológico, exames laboratoriais, testes rápidos, exame de eletrocardiograma, aferição de pressão e aplicação de vacina contra Covid-19, Influenza, Tríplice Viral e Hepatite.

Nos serviços de cidadania, teve cadastro ao CadÚnico, entregas da caderneta do idoso, orientações jurídicas sobre o estatuto do idoso e quanto aos tipos de violências sofridas. A ação ainda contou com massoterapia relaxante e corte de cabelo.

As blitzes educativas e de conscientização foram realizadas na Br 210, no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), localizado no km 9, e na Rua Cândido Mendes. Na ocasião, foram distribuídos laços violetas e panfletos informativos sobre os tipos de violência e número para denúncia.

A campanha é uma iniciativa das Secretaria Municipal de Direitos Humanos em parceria com as pastas de Saúde e Assistência Social em parceria com Lions Clube Macapá.

Junho Violeta
O mês de junho é voltado ao combate da violência contra a pessoa idosa, sendo celebrado no dia 15 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES), no ano de 2006, com o objetivo de conscientizar quanto os diversos tipos de violência sofridos pela pessoa idosa.

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.