Mais de 400 estudantes são atendidos pelo projeto Criança Saudável na Emei Ana Cristina Ramos Brito

Iniciativa acontece em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Vigilância em Saúde e vai abranger todas as unidades de ensino do município, que atendam crianças de até 5 anos

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Arthur Alves/PMM

Nesta terça-feira (19), a Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias municipais de Saúde, Educação e Vigilância em Saúde, deu início ao projeto intersetorial Criança Saudável, na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Cristina Ramos Brito, Zona Norte da capital.

O projeto acontece com o propósito de avaliar a situação nutricional, alimentar e calendário vacinal de crianças de 0 a 5 anos, que sejam atendidas por unidades de ensino da rede municipal de Macapá.

Larissa Moraes, nutricionista do departamento dos ciclos da vida e divisão de nutrição da Semsa, explicou que o projeto acontece nas escolas para que se possa entender o diagnóstico das crianças. Se há casos de desnutrição, sobrepeso, obesidade, entre outros diagnósticos, e a partir disso, desenvolver estratégias de combate a essas comorbidades.  

Além da verificação de peso e altura das crianças, faz parte da avaliação nutricional, a entrevista com os pais ou responsáveis pelo aluno, para o conhecimento da rotina e hábitos alimentares da criança.

Ainda de acordo com Larissa Moraes, em caso de identificação de qualquer uma das situações citadas acima, a princípio, os pais são orientados a levarem a criança para atendimento numa Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para a avaliação com nutricionista, e em caso de ser detectada qualquer insegurança alimentar associada à desnutrição, a criança é encaminhada para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro,  para ser tratada adequadamente.

 O subsecretário de gestão educacional, Ebrely Andrade, falou da importância do projeto nas escolas para o desenvolvimento das crianças. “É um projeto necessário para conhecermos sobre a saúde de nossos estudantes e desenvolvermos estratégias de combate à desnutrição, sobretudo, oferecendo uma merenda escolar de qualidade, que contenha todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável de nossas crianças”, pontuou o subsecretário Ebrely.

Ebrely Andrade ainda destacou que projeto Criança Saudável, vai atender aproximadamente 10 mil alunos da educação infantil até o fim deste ano, com os atendimentos de  Antropometria (verificação de peso, circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal-IMC, entre outros), suplementação de vitamina A e vacinação. Na Emei Ana Cristina Ramos Brito foram mais de 400 crianças atendidas.

Para a operadora de caixa, Adriani Martins, de 27 anos, mãe da pequena Geovana Martins, de 3 anos, a iniciativa na escola é muito importante porque os pais precisam estar atentos à saúde dos filhos. Como ela trabalha, não sobra muito tempo para levar a filha para as consultas de rotina, mas ressaltou que a iniciativa chama a atenção para o cuidado dos pais com as questões nutricionais de seus filhos.

“Temos que prestar atenção na saúde de nossos filhos, evitar que comam muitas ‘besteiras’ e também nos atentar para manter o calendário de vacinas atualizados”, disse a operadora de caixa.

O projeto Criança Saudável é coordenado pelo Departamento de Ciclos da Vida e Divisão de Nutrição e Promoção da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Confira mais fotos