Mais de 40 estudantes de Macapá participam de programação socioeducativa

Estudantes praticaram esportes e participaram de atividades lúdicas.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Os estudantes participaram de diversas atividades recreativas | Foto: Léo Nilo/PMM

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Raimunda da Silva Virgolino, localizada no bairro Novo Horizonte, tiveram uma manhã especial neste sábado (30). Mais de 40 crianças puderam participar de uma programação recheada de atividades socioeducativas e práticas esportivas.

A iniciativa é do grupo de escoteiros formado na escola, fruto de uma parceria da instituição com o Grupo de Escotismo Humberto Santos. A ideia é que outras ações sejam realizadas ao longo do ano.

Marina Corrêa, de 10 anos, participa das programações desde junho, e conta que as atividades recreativas complementam o tempo ocioso. “É muito bom. A gente faz novos amigos, não ficamos na rua e não aprendemos coisas ruins. Aqui, no Novo Horizonte, muitas crianças não tinham a oportunidade de participar de um programa de escoteiros, e isso está mudando”, conta a estudante empolgada.

O evento foi acompanhado pelo secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, que aproveitou o momento para ressaltar os esforços da Prefeitura de Macapá em promover ações de saúde e bem-estar para a comunidade escolar do município.

“Nosso objetivo é atingir, ao máximo, a função social das escolas e proporcionar para as comunidades espaços adequados para desenvolvimento de atividades culturais e esportivas. Com essas ações, fortalecemos conceitos como caráter e disciplina e isso contribui muito com o processo de aprendizagem das nossas crianças”, detalha o secretário.

Diretor do grupo de escoteiros, Avelino Ramsses, e o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes | Foto: Léo Nilo/PMM

De acordo com o diretor do grupo de escoteiros, Avelino Ramsses, a programação incentiva práticas de convivência e ensina conceitos de cidadania de forma lúdica. “A parceria do grupo Humberto Santos com a escola Raimunda Virgolino começou antes das férias e deu muito certo. A comunidade acolheu o projeto e hoje mais de 70 estudantes participam das programações”, comenta o diretor.

Os escoteiros se reúnem na Emef Raimunda Virgolino todos os fins de semana e planejam ações ao longo do ano todo. Além das atividades de recreação, os encontros contemplam aulas de música, jiu-jitsu, línguas estrangeiras e conteúdos socioambientais.

Ideia é que outras ações sejam realizadas ao longo do ano | Foto: Léo Nilo/PMM

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação