Mais de 30 pontos da cidade fazem parte do cronograma de paisagismo e arborização da Prefeitura de Macapá

Serviços são realizados diariamente, visando manter espaços e espécies de plantas em boas condições.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento Urbano

Canteiros da orla de Macapá estão entre os espaços públicos que recebem serviços de paisagismo | Foto: Leandro Lennon/PMM

Os serviços de paisagismo e arborização realizados pela Prefeitura de Macapá contemplam 36 pontos da cidade, com o objetivo de manter a limpeza e as boas condições das espécies plantadas nos espaços. O trabalho diário é realizado por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento Urbano (Semam).

Entre os locais, estão seis rotatórias, nove canteiros, seis triângulos e oito jardins, além de outros seis projetos implantados em espaços públicos. Esses pontos recebem serviços como capina, poda, limpeza, reposição de vasos e de itens de decoração.

O trabalho também integra unidades de ensino recém-inaugurados como as escolas municipais Antônio Barbosa. Yalysson, Ana Cristina Ramos Brito, Caetano Tomaz e Wilson Malcher. A creche Tio Soró e a Clínica-Escola Coração Azul, também receberam jardins dentro de seus ambientes.

Semam implanta projetos de paisagismo em escolas municipais de Macapá

Jardim na Clínica-Escola Coração Azul | Foto: Arquivo PMM

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira, o paisagismo executado busca dar novos ares aos ambientes por meio da criatividade, incentivando o cuidado e a preservação por parte dos munícipes.

“Estamos presentes em todas as zonas de Macapá. Nosso trabalho hoje é visto por toda a população e reconhecido como algo importante. O cuidado e a preservação da natureza são essenciais em qualquer lugar do mundo. E é por isso que temos atuado dessa forma e a expectativa é de que esse trabalho também seja intensificado nos próximos meses”, afirma Marcelo.

A Semam acrescenta ainda que qualquer pessoa que identifique o furto de plantas e objetos ou o descarte irregular de lixo nos espaços, pode denunciar a prática por meio do número (96) 98802-8647, que funciona 24h.

Paisagismo muda visual de Macapá; confira: