Mais de 160 idosos participam de ação de saúde e cidadania no bairro Marabaixo, em Macapá

Programação marca o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso e faz parte da campanha Junho Violeta.

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

163 idosos receberam atendimentos nesta quarta-feira (15) | Foto: Rafaelli Marques/SemDH

Aferir a pressão, fazer uma massagem relaxante, cortar o cabelo e manter o cadastro social foram alguns dos serviços que 163 idosos receberam nesta quarta-feira (15), durante ação de cidadania promovida pela Prefeitura de Macapá. A programação marca o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso e faz parte da campanha Junho Violeta.

A aposentada Maria Teresa, de 67 anos, chegou cedo na Paróquia São João Piamarta, localizada no bairro Marabaixo 2, na zona oeste da cidade, e aproveitou para fazer uma consulta com um clínico geral, mas reforçou a importância de falar sobre a violência sofrida pelo público da terceira idade.

“Todos devem aprender a denunciar porque muitos são vítimas da própria família e tem dificuldade de buscar ajuda. Moro no Marabaixo 4 e essa ação é muito útil, não só pra mim, como para todas as pessoas que necessitam de vários atendimentos que estão tendo aqui”, diz.

Aposentada Maria Teresa, de 67 anos, aprovou a ação | Foto: Rafaelli Marques/SemDH

Na saúde, foram ofertados consultas médicas, aferição arterial, avaliação nutricional, agendamento para cardiologista, testes rápidos, teste de glicemia, fisioterapia, vacinas de Covid-19, Hepatite B e tríplice viral e atendimento psicológico.

O público também recebeu orientações jurídicas e sobre o estatuto do idoso, fez cadastros no CadÚnico e carteira nacional do idoso, além de receber massagem no spa relaxante, cortar o cabelo e ganhar kits com hipoclorito e álcool.

A ação é promovida pela Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e Idoso, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SemDH), e conta com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, das secretarias municipais de Saúde (Semsa), e Assistência Social (Semas), do Centro de Referência e Atendimento a Mulher (Cram) e Lions Clube Macapá.

“Hoje, dia 15 de junho, é referenciado o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, mas a Prefeitura está promovendo um mês todo de ações da campanha do Junho Violeta. Estamos ofertando os atendimentos, e trazendo as comunidades para perto dos serviços do Município. É mais consciência em relação as pessoas idosas e ao cuidado e respeito que a gente tem que ter com elas”, reforça o coordenador de Pessoa com Deficiência e Idoso, Ruan Linconl.

Conscientização
O Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES), no ano de 2006, com o objetivo de conscientizar quanto os diversos tipos de violência sofridos pela pessoa idosa.

Confira as próximas ações do Junho Violeta:

Dia 20 de junho

  • Ação de sensibilização e panfletagem
    Local: Amapá Garden Shopping
    Hora: 15h às 18h

Dia 29 de junho

  • Ação social
    Local: bairro do Coração
    Hora: 9h

Dia 30 de junho

  • Blitz, ação de sensibilização e panfletagem
    Local: Centro de Macapá
    Hora: 16h

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.