Mais de 10 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em ação de 12 horas realizada neste sábado (14) 

A ação foi das 9h às 21h em quinze pontos de vacinação. A iniciativa foi uma parceria entre a Prefeitura e o Governo para aumentar a cobertura vacinal na capital. 

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

“Alegria e alívio”, essas foram as sensações descritas pela estudante Vanessa Oliveira, de 18 anos, ao tomar sua primeira dose da vacina contra a Covid-19 neste sábado (14). A Prefeitura de Macapá, em parceria com o Governo do Estado, realizou uma ação de 12 horas para imunizar pessoas a partir de 18 anos que, por algum motivo, ainda não haviam conseguido se vacinar na data marcada pela sua faixa etária.

Vanessa é uma das 10 mil pessoas que procuraram os pontos para se imunizar. A estudante disse que agora toda a sua família está vacinada contra a Covid-19. “Vim até aqui ao drive do Curiaú neste sábado em busca da minha primeira dose, pois sei da importância que é nos protegermos contra esse vírus”, destacou. 

Ao todo foram 10.786 pessoas foram vacinadas durante o dia de ação, que ocorreu das 9h às 21 horas. O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, acompanhou a ação e aproveitou para vacinar alguns jovens que estavam na fila. 

“Viemos até aqui acompanhar esse vacinaço e reforçar a importância deste ato. Chama a atenção o número alto de pessoas que ainda não se vacinaram. Somente com o avanço da imunização é que nós conseguiremos vencer essa guerra”, ressaltou o chefe do executivo Municipal. 

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço, explicou que os pontos foram divididos em equipes direcionadas pelo Governo do Estado e Prefeitura de Macapá. 

“A ação de 12 horas foi uma estratégia para busca ativa de quem não se vacinou por algum motivo. O nosso objetivo é resgatar esse público e atingir o maior número possível da população”, afirma a subsecretária de Vigilância em Saúde.

Toda a força-tarefa de vacinação aconteceu em quinze pontos espalhados pela capital, entre eles shoppings centers, atacadão zona norte e sul, Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap), prédio do Ministério Público do Amapá (MP-AP), localizado na Av. Fab, além das universidades públicas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pontos de drive-thru.

O governo disponibilizou seis locais de vacinação em que foram aplicadas 3.309 doses. A prefeitura colocou nove pontos e finalizou a ação com 7.437. 

A iniciativa também contemplou a segunda dose dos imunizantes Oxford/AstraZeneca, CovoraVac e Pfizer/BioNTech para quem estava com o vencimento na data de hoje.