Mães de autistas atendidos no Cras Simpatia conhecem serviços ofertados pela AMA

Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA) oferece suporte, avaliação, atendimento e assessoramento educacional às pessoas com autismo

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Atendimento odontológico é ofertado gratuitamente pelo equipamento | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Em alusão ao mês do autismo, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Simpatia realizou nesta terça-feira (18) uma manhã de conscientização sobre os cuidados com público autistas. Momento foi também para apresentar os serviços ofertados pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA), localizado no bairro Fazendinha, Zona Sul da cidade.

“Esse é um momento muito importante de interligação dos equipamentos. São mães que têm filhos autistas, algumas com diagnóstico e outras não. Através desse encontro elas podem ter conhecimento dos serviços ofertados no local, entender e tirar dúvidas sobre os direitos dos seus filhos e de que forma podem acessa-los”, explica a coordenadora do Cras, Darliene Bastos.

Para a dona de casa Thayeny Fernanda Braz, o conhecimento é uma forma de agregar e colaborar na educação repassada para filha durante o dia a dia.

“Assim como as outras mães que estão aqui eu também busco o melhor para o minha filha. O diagnóstico dela ainda não foi fechado, mas hoje recebi orientações de como conseguir, sem dúvida fará muita diferença na minha vida e mais ainda na vida dela”, disse. 

A  presidente do Associação de Pais e Amigos dos Autistas, Jani Betânia Capiberibe, reforça em sua fala a importância desta parceria entre o município e a instituição. “É extremamente relevante essa conexão da AMA com o Cras Simpatia de conhecer o território onde nós estamos instalados e apresentar os serviços oferecidos para a comunidade, mostrando para elas de que forma podem contar conosco”, destaca.

AMA

A AMA oferece suporte, avaliação, atendimento e assessoramento educacional às pessoas com autismo, famílias e comunidade escolar. O prédio fica localizado na Avenida José Maria Gonçalves Leão, no bairro da Fazendinha.

O local atende crianças na faixa etária de 3 a 12 anos de idade e a estrutura possui salas destinadas para atendimentos com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, odontólogos e de serviço social.

Fotos: Ana Cleide Torres/PMM