Macapaprev faz censo previdenciário para identificar perfil do público atendido na capital

Levantamento foi realizado durante o segundo semestre de 2021.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Cenco é realizado a cada cinco anos | Foto: Lennon Vilhena/PMM

Com a finalidade de promover o recadastro de aposentados e pensionistas, a Fundação Macapá Previdência (Macapaprev) promoveu o Censo Digital. A atividade aconteceu nas formas presencial e remota durante todo o segundo semestre de 2021. A iniciativa serviu para atualizar a base de dados do órgão, assim como demonstrar como ela está organizada.

O diretor-presidente da instituição, Madson Millor, explica que o censo é realizado a cada cinco anos e atende as normativas da Secretaria de Previdência, vinculada ao Ministério da Economia, e que por meio dele é possível garantir a transparência e a informação a respeito dos beneficiários.

“Com base nas informações geradas a partir do Censo Digital, trabalharemos para melhorar e otimizar o atendimento que prestamos aos nossos beneficiários. A partir de então, podemos vislumbrar de que maneira a Macapaprev está estruturada”, diz.

O Censo Digital Macapaprev foi feito pela empresa Futura Tecnologia, que já realizou a mesma atividade em outras cidades brasileiras e, de acordo com o relatório emitido no fim da atividade, 1084 pessoas foram recenseadas, entre aposentados e pensionistas, o que representa 97,39% da base de dados da Macapaprev. Assim, apenas 2,61%, ou seja, 29 pessoas não realizaram o procedimento.

Na distribuição por sexo, o público feminino lidera o número de beneficiários da Macapaprev | Imagem: Reprodução

Ainda de acordo com o Censo Digital, a idade dos 1084 beneficiários, divididos entre pensionistas e aposentados, varia entre 4 e 110 anos, com concentração de mais pessoas na faixa etária entre 60 e 83 anos. Nesta distribuição, 720 pessoas são do sexo feminino e 364 são do sexo masculino.

Na divisão por cargos, o Censo Digital apresenta 112 atividades profissionais desenvolvidas na Prefeitura de Macapá e a concentração de beneficiários está nas funções de professor, com 184 pessoas, seguido de auxiliar de artífice, com 115 aposentados e professor do ensino fundamental, com 47 educadores.