Macapá Verão Online: Grupo Pilão celebra 45 anos com Live comemorativa na penúltima noite do evento

Fotos: Max Renê

A programação online ocorreu nesta sexta-feira, 4, com homenagem aos 45 anos do Grupo Pilão. Atualmente, composto por Fernando Canto, Eduardo Canto, Orivaldo Azevedo Costa, Juvenal Canto, Tadeu Canto e Leonardo Trindade.

Transmitido direto do Mercado Central de Macapá, o evento iniciou ao som das caixas de Marabaixo, ritmadas pela Associação Cultural Raízes da Favela. Em seguida, quem assumiu as ondas digitais foi o artista plástico, legitimamente amapaense, Dekko, que fez um show à parte, criando ao som das músicas regionais verdadeiras obras primas, como a tela criada com a técnica de pintura dinâmica e feita ao vivo em homenagem a saudosa “Tia Chiquinha”, ícone da cultura amapaense.

Para a diretora-presidente municipal de Cultura, Marina Beckman, a edição online do Macapá Verão ficará marcada na memória dos amapaenses. “É uma honra poder proporcionar, por meio da Prefeitura de Macapá, este momento histórico na carreira do Grupo Pilão. São 45 anos contribuindo significativamente com a cultura do Amapá. Tenho certeza de que esta noite ficará marcada como uma das melhores edições do Macapá Verão”, frisou.

Para encerrar com chave de ouro o penúltimo dia do Macapá Verão 2020, subiu ao palco o homenageado da noite, o Grupo Pilão, que relembrou sua trajetória e as composições músicas que cantam a história e as curiosidades do Amapá, como “Tumuc-Humac” e “Quando o Pau Quebrar”.

Segundo o compositor da maioria das músicas do grupo, Fernando Canto, a ideia sempre foi a de valorização da cultura local e popular em todas as suas manifestações. “A grande contribuição do Grupo Pilão para a música amapaense foi, certamente, a pesquisa de ritmos do folclore amazônico, como os do Marabaixo e do batuque, de origem africana, do Coatá e das Folias Ritualísticas, que permitiu a realização do mapeamento musical do estado do Amapá, bem como a difusão da cultura original de cada uma dessas manifestações”, ressaltou.

Ao final do evento, os artistas agradeceram a homenagem recebida pelos 45 anos de jornada do grupo, traduzidos em músicas genuinamente amapaenses. “Agradecemos a Prefeitura de Macapá por essa belíssima homenagem. Estamos muito felizes em participar desse momento. Certamente, ficará registrado em nossos corações”, frisou Canto.

A edição deste ano do Macapá Verão encerra neste sábado, 5, com a Live de apresentação do Movimento Costa Norte, a partir das 20h, pela página do Facebook da Prefeitura de Macapá e Youtube.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Amelline Borges

Assessora de comunicação