Macapá Verão 2023: Com mais de 5 mil participantes, 2ª edição da Corrida de Rua dá início às programações de verão na capital

Largada foi dada às 6h14 deste sábado, abrindo o Macapá Verão 2023

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Corredores se preparando para a largada I Foto: Nágila Rocha/ PMM

Neste sábado (1), exatamente às 6:14 foi dada a largada da 2ª edição da Corrida de Rua do Macapá Verão 2023, marcando também oficialmente o início da programação do maior evento de férias do estado, realizado pela Prefeitura de Macapá.

O evento contou com a participação de mais de 5 mil corredores, entre os que garantiram as inscrições e os pipocas. O percurso teve início na Avenida Raimundo Alvares das Costa, passando pelas avenidas Procópio Rola e as ruas Tiradentes e Paraná completando assim 5 quilômetros no total.

O Prefeito da Cidade, Dr Furlan, participou da corrida ao lado da primeira dama de Macapá, Rayssa Furlan. Ele comentou sobre o sucesso da atividade que abriu a temporada de férias.

“Eu fico muito feliz em ver essas mais de 5 mil pessoas participando da abertura do maior Macapá Verão de todos os tempos. É muito bom ver o povo feliz e alegre. E mais que isso, o Macapá Verão é fomento ao esporte, cultura, turismo, lazer e impulsiona a economia em um momento importante, com a chegada das férias, quando muitos saem da cidade, mas outros milhares chegam aqui para conhecer e investem na nossa economia, ajudando os pequenos, médios e grandes empresários, bem como os empreendedores informais. Já é um sucesso!”, comentou

Após 15 minutos de prova já podia se ver o corredor José Maria Arruda atravessando a linha de chegada e levando o 1° lugar da corrida. Ele é conhecido por liderar o ranking de corrida de rua no estado e se mostra muito feliz em ganhar a corrida e o prêmio .

“A gente que vive do esporte sabe o quanto é difícil se manter no auge e viver com a renda da corrida, por isso eu agradeço ao prefeito de Macapá por ter colocado uma premiação digna para os primeiros colocados”, agradeceu o atleta.

O ganhador da categoria cadeirantes se chama Ari Santos, que atualmente é o atleta mais velho paralímpico do estado.

“Estou muito alegre. Foram muitos treinos e dedicação para conseguir manter um bom ritmo do começo ao fim. Eu consegui atingir a linha de largada com 20 minutos. Correr é vida. É alegria”.

Gilson Silva, ganhador da categoria deficientes visuais, está entre os cinco melhores na categoria em que corre. Ele pratica há 9 anos. Após o fim da corrida, Gilson compartilhou um pouco do que estava sentindo.

“É maravilhoso a gente saber que não é fácil correr, principalmente para o guia que nos dá auxilio, porque ele automaticamente vira nossos olhos, mas nossa superação vale cada segundo. Foi uma corrida boa e graças a Deus nós conseguimos conquistar o primeiro lugar”.

Na categoria feminina, Edileusa Amorim garantiu o primeiro lugar. Foi a Primeira vez que a corredora participou da corrida do Macapá Verão. A ganhadora comentou um pouco sobre o impacto do esporte na sua vida e seu retorno à corrida.

“Eu estava há dois meses parada e esse foi o meu retorno às corridas. É uma sensação muito boa, indescritível. O esporte faz muita diferença na minha vida em aspectos físicos e psicológicos. Eu comecei na corrida após um inicio de depressão. Iniciei na corrida para melhorar a minha saúde e hoje eu sou uma paratleta”.

O secretario municipal de Esporte e Lazer, Bruno Igreja, falou sobre a emoção de ver uma corrida desse tamanho sendo organizada.

“Está à frente do planejamento dessa corrida foi uma honra para mim. Eu olho para todas essas pessoas aqui e fico muito feliz de ver que todo o nosso planejamento pôde proporcionar a esses corredores uma manhã divertida e competitiva”.

O maior Macapá Verão de Todos os tempos só está começando. Neste fim de semana tem atrações para todos os gostos e idades. veja aqui

Marcas oficias do Macapá Verão 2023 o maior de todos os tempos:

CSA- Concessionária de Saneamento do Amapá, Mercadão dos medicamentos, AK Motor’s, Rede Amazônica, Domestilar, Santa Rita Engenharia LTDA, Você Telecom, Águas da Amazônia, Limpex Hospitalar, Ecopostos, Tratalyx, Center Kennedy, CEA- Grupo Equatorial Energia.

Confira mais fotos