Macapá Verão 2022: shows de aparelhagem atraíram cerca de 15 mil pessoas em noite de cultura Melody

Programação teve sete horas de duração, com música e fomento à economia.

Cerca de 15 mil pessoas estiveram presentes no show de aparelhagens | Foto: Junior Dantas/PMM

As performances das aparelhagens “Crocodilo” e “Trepidante” atraíram cerca de 15 mil pessoas para a primeira noite de cultura Melody do Macapá Verão 2022, que aconteceu neste sábado (9), no estádio Milton de Souza Corrêa, mais conhecido como Zerão. O evento contou com o melhor do tecnobrega, rap, funk e outros ritmos, dando visibilidade ao sons nortistas e ainda fomentando a economia local.

A programação começou por volta das 19h e se estendeu até às 2h da madrugada. Entre os momentos mais marcantes dos shows estavam os efeitos pirotécnicos dos equipamentos que agradaram a multidão. Para o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, o Melody não poderia ficar de fora dos eventos da estação, que foram pensados para beneficiar e valorizar todos os seguimentos e gostos musicais.

“Visualizo a aparelhagem como um traço cultural amazônico muito presente no nosso dia a dia. Falo exatamente das pessoas que fazem o seu próprio alto falante, a sua caixa de som. Essa cultura é todo um universo que existe em torno da música, que define todo o nosso jeito de ouvir, produzir e distribuir os sons. É muito próprio nosso, por isso é algo que precisa ser reconhecido cada vez mais”, afirma.

O Dj Neto, um dos responsáveis pelo “Crocodilo”, destaca que apesar da aparelhagem ser uma marca da cultura de periferia, fronteiras vêm sendo quebradas com a adesão de novos públicos.

“A gente chama essa nova aparelhagem de resistência em decorrência de que conseguimos nos manter mesmo diante de todos esses problemas ocasionados pela pandemia. Nossas apresentações não são só em periferia, exemplo disso é estarmos aqui em uma capital, apresentando nosso show nesse evento da Prefeitura de Macapá para um público tão diversificado”, explica Neto.

A jovem Milena Gomes curtiu o evento ao lado de um grupo de amigos do trabalho. Ela conta da felicidade de descobrir que o Macapá Verão traria o show de aparelhagem.

“Ficamos felizes quando vimos o nome da aparelhagem do crocodilo na programação. Chegamos cedo e garantimos nosso lugar pra dançar bastante. A apresentação foi contagiante. Com o Crocodilo não tem como ficar parado e não poderíamos deixar de fazer a ‘boquinha do animal'”, comentou, sorrindo, ao fazer referência a um dos sucessos da aparelhagem.

Milena Gomes aproveitou a noite com um grupo de amigos do trabalho | Foto: Junior Dantas/PMM

Para além do lazer, o evento também proporcionou renda extra para empreendedores locais, como o vendedor ambulante Fábio Brito, que se deslocou do bairro da Fazendinha até o estádio.

“Eu estava ansioso pela realização do Macapá Verão esse ano. É uma forma de aumentar a renda da minha família. Em todos os eventos que estão acontecendo eu levo meu carrinho e graças a Deus, o lucro tem sido grande”, comemora.

A empreendedora Tania Rute Moraes diz que sempre busca trabalhar nos eventos do Município e também não mediu esforços quando saiu do Residencial Jardim Açucena, no Buritizal, para vender bebidas na programação de sábado. “Eu tenho faturado muito nesses eventos, é uma renda que tem ajudado. Volto para casa feliz depois de cada venda”, afirma.

Força-tarefa do Município
Durante toda a noite, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também prestaram serviço no local do evento, para atender possíveis casos de emergência em saúde.

Já as Secretarias de Municipais de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou) e de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam) deram suporte aos empreendedores na área externa do estádio.

Quem também prestou apoio na organização do fluxo de pessoas e veículos nas proximidades do show foi a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).