Macapá Verão 2022: balneário da Fazendinha passa por limpeza para receber público

Equipes da Zeladoria Urbana fazem capina manual e mecanizada, poda de árvore e remoção de lixeiras no local

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Balneários de bairros e distritos da capital recebem serviços da Zeladoria Urbana | Foto: Zeladoria Urbana/PMM

Há uma semana da abertura oficial do Macapá Verão 2022, a Prefeitura de Macapá segue em ritmo intenso com os trabalhos de limpeza nos balneários para receber banhistas e turistas. Nesta sexta-feira (24), o balneário da Fazendinha, distante a 9 quilômetros da capital, começou a receber serviços de limpeza, que seguirão sendo realizadas durante todo o mês de julho por uma equipe exclusiva.

De acordo com o secretário municipal de Zeladoria urbana, Jean Patrick, o trabalho em andamento consiste em capina, roçagem, poda de árvores, remoção de entulho, retirada de pontos de lixeiras viciadas e a pintura e raspagem de meio-fio.

“Com esse trabalho diferenciado, procuramos proporcionar um ambiente bem agradável a todos que vão participar dos eventos”, diz o chefe da pasta.

O gestor acrescentou ainda a importância da conscientização da população para o descarte correto de resíduos, já que ao longos dos balneários serão disponibilizadas lixeiras. “A ação de limpar esses locais visa eliminar os resíduos deixados pelos banhistas e demais materiais depositados de forma incorreta”, afirma.

Balneário da Fazendinha começa a receber limpeza | Foto: Zeladoria Urbana/PMM

Os serviços são identificados pelas equipes da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp) que conta com os agentes distritais para fazer o levantamento e ouvir a comunidade.

“Ouvimos os moradores do bairro, percorremos a região para iniciar os primeiros serviços. Fazendinha aguarda ansiosa a chegada do Macapá Verão, uma iniciativa da Prefeitura que vai movimentar a economia e o turismo local”, ressalta o agente distrital da Semmopp, Manuel Miranda.

Além dos espaços localizados na sede capital, também recebem limpeza os balneários das comunidades Lontra da Pedreira, Abacate da Pedreira, Santo Antônio da Pedreira, Corre Água, São Joaquim do Pacuí, Santa Luzia do Pacuí, Tracajatuba, Carmo do Maruanum, Conceição do Maruanum e Areial do Matapi.

As secretarias municipais de Obras e Infraestrutura (Semob), Iluminação Pública (Semip), Meio Ambiente (Semam) e Mobilização e Participação Popular (Semmopp) também estão com uma força-tarefa para deixar os ambientes organizados para o retorno do Macapá Verão, que movimenta os setores de turismo, lazer e economia do Município.