Macapá Verão 2022: autocuidado e empoderamento feminino marcam ação no Quilombo do Curiaú

Evento aconteceu nesta segunda (25), para marcar o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

Por Lana Dantas e Gil Borges - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Serviços de saúde durante ação no Quilombo do Curiaú | Foto: Abel Neto/PMM

A Prefeitura de Macapá realizou na segunda-feira (25), uma ação de atendimentos sociais, de saúde e de beleza voltada às mulheres do Quilombo do Curiaú. Os serviços ocorreram na Escola Municipal Joanna Santos da Silva e marcaram o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

A programação, que faz parte do Macapá Verão 2022, ofertou atendimentos psicológicos, sociais, jurídicos, massoterapia, aula de Fit Dance, corte de cabelo, design de sobrancelha, e aplicação de cílios. Além disso, houve ainda serviços de saúde como coleta de PCCU, vacinação (Covid-19, Influenza e Tríplice Viral), testes rápidos para HIV, hepatite e sífilis, aferição de pressão arterial, glicemia, além de distribuição de preservativos.

O evento também contou com apresentações de grupos de Marabaixo, batuque, capoeira, artistas locais, DJs e feira afroempreendedora com venda de artesanato e gengibirra.

A inciativa aconteceu através de parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SemDH), por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, com o Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), além da participação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“O dia que celebra a Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é um momento para reforçar a importância do cuidado e da autoestima das mulheres que residem no Quilombo do Curiaú. A ação em conjunto com várias secretarias trouxe um pouco de cada um desses serviços sociais onde toda a comunidade participou”, destacou a secretária municipal de Direitos Humanos, Surya El Hosson.

A data é marcada pela celebração de conquistas, mas também reforça e fortalece a necessidade da busca por direitos sociais dessas mulheres contra diferentes tipos de opressão. De acordo com a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, a intenção da ação foi de homenagear as mulheres negras da capital, dando visibilidade e respeitando a história de luta de cada uma.

“Essa data é histórica, pois celebra também o Dia de Tereza de Benguela, uma das maiores lideranças negras do período escravocrata. As mulheres negras sofrem a dupla discriminação do racismo e do machismo. A ação foi um evento necessário que visou priorizar e reafirmar as políticas públicas de saúde, educação, assistência social e geração de emprego e renda para este grupo que figura na base de nossa sociedade”, ressalta.

A aposentada, Marizete Araújo, 59 anos, aproveitou o momento para descansar. “Sempre é bom essas ações da Prefeitura. Aproveitei para fazer uma massagem, agora estou me sentindo ótima, deu para relaxar”, diz ela.

Quem também utilizou os serviços foi a dona de casa Conceição Silva, 29 anos. “Essa ação está sendo muito importante para o empoderamento das mulheres negras. Aproveitei e fiz massagem, coloquei cílios e recebi atendimento psicológico”, conta.

Marizete Araújo, 59 anos, participando da ação no Quilombo do Curiaú | Foto: Gil Borges/PMM