Macapá Mais Cidadania: Prefeitura promove 7ª edição do programa para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos

Serviços de estética, assistência e saúde mental, foram ofertados durante a programação. Além disso, também foram empossados os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Autoridades e conselheiros empossados para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa | Foto: Jesiel Braga/PMM

Neste domingo (10), a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH), realizou a 7° edição do programa Macapá Mais Cidadania, em comemoração ao Dia Internacional da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A iniciativa aconteceu na Praça Floriano Peixoto, das 9h às 14h, e ofereceu diversos serviços gratuitos à população.

Entre os atendimentos disponíveis: psicologia, assistência jurídica, serviço social, CadÚnico, serviços estéticos, corte de cabelo, limpeza de pele, sobrancelha de henna, manicure, pintura de rosto para crianças e abertura do processo para laqueadura.

A dona de casa Tatiane Gomes, 35 anos, foi até a praça para aproveitar o serviço de abertura do processo de laqueadura. Para ela a ação facilitou o acesso de um serviço que ela já buscava, mas ainda não havia conseguido. “Soube dessa oportunidade e vim fazer o meu cadastro. Estou muito satisfeita por poder ser atendida de uma forma mais simplificada e rápida”, relatou.

O evento também contou com uma programação cultural variada, que incluiu apresentações da Banda do 34° batalhão do Exército Brasileiro, do Coral Jovem Sentinelas da Igreja Adventista do Sétimo Dia, de grupos folclóricos de marabaixo, batuque e capoeira, e do cantor Smith Gomes.

Um dos momentos mais importantes da ação foi a posse do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, cujo objetivo é defender os direitos e interesses dos idosos no município.

A vice-prefeita de Macapá, Mônica Penha, destacou a importância do programa Macapá Mais Cidadania para promover a inclusão social e o respeito aos direitos humanos.

“É uma forma de levarmos informação, orientação e serviços de qualidade para a população, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como os idosos, as mulheres, as crianças e os adolescentes”, afirmou.

Foram empossados no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa 10 conselheiros e 10 suplentes de diversas frentes governamentais e não governamentais, entre elas: saúde, educação e religião.

A coordenadora pedagógica municipal, Simone Nascimento, foi uma das conselheiras empossadas, ela irá atuar na vertente educacional. “Nosso papel é monitorar todas as ações desenvolvidas no campo da educação e também propor políticas públicas que atendam a necessidade da pessoa idosa”, pontuou.

Outra novidade do evento foi o lançamento do Espaço Mulher Criativa, um projeto que visa incentivar o empreendedorismo feminino, por meio da exposição e venda de produtos artesanais, alimentícios e de plantas ornamentais e medicinais.

Segundo a Coordenadora Municipal Políticas Públicas Para as Mulheres, Socorro Marques, o Espaço da Mulher Criativa é uma oportunidade de geração de renda e de valorização das mulheres.
“Queremos mostrar o potencial e a criatividade das macapaenses, que produzem coisas lindas e de qualidade, elas merecem reconhecimento e apoio”, disse.

O lançamento foi bem recebido pelas empreendedoras participantes, que elogiaram a iniciativa da prefeitura.

“É uma ótima oportunidade para divulgarmos e vendermos nossos produtos. Além disso, é uma forma de valorizar o artesanato indígena. Isso é muito importante para mim e para minha família”, comentou a artesã da etnia indígena Palikur, Dilza Orlando.

O programa Macapá Mais cidadania é uma realização da Prefeitura de Macapá, em parceria com diversas instituições públicas municipais, e tem em vista levar serviços essenciais e atividades culturais e educativas para as comunidades. 

“Esta é a sétima edição do programa, em que nos referimos aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher e ao 10 de dezembro, data que marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Tudo isso visa reforçar e garantir os direitos fundamentais dos nossos cidadãos”, disse Raimundo Azevedo, secretário da Secretaria de Direitos Humanos.

Confira mais fotos: