Macapá inicia Campanha de Vacinação contra HPV

Ação aconteceu em shopping localizado na Zona Sul, das 16h30 às 20h30. Público-alvo foram crianças e adolescentes de 9 a 14 anos

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Duas equipes da central de imunização estiveram no local fazendo a triagem e aplicação da vacina contra o HPV | Foto: Wellington Barros/PMM

Para combater o vírus que pode causar câncer e outras doenças, a Prefeitura de Macapá, promoveu uma campanha neste sábado (28), no Macapá Shopping, Zona Sul da cidade. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) e destinada a meninos e meninas de 9 a 14 anos.

O Papiloma Vírus Humano (HPV) é transmitido por contato sexual e pode gerar verrugas na boca e nos genitais. Em alguns casos, pode evoluir para câncer de colo de útero, vulva, vagina, pênis e canal anal, entre outros. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir essas doenças, segundo a SMVS.

Assistente social, Viviane Monteiro, aproveitou para levar sua irmã Hiara Moreira de 9 anos, para se vacinar. Ela contou que a ação facilitou o acesso para elas e foi importante para atualizar a caderneta de vacinação de sua irmã.

O objetivo da iniciativa é aumentar a cobertura vacinal e facilitar o acesso dos imunizantes para a população, além de conscientizar sobre a importância dos imunizantes na prevenção de doenças.

A administradora Rosiani Leite, levou seu filho Luis Guilherme de 9 anos, para se vacinar contra o HPV, ela fala da importância da iniciativa para quem trabalha o dia todo e não tem tempo para ir até uma unidade de saúde.

“É complicado para gente que trabalha e ainda temos nossa família para cuidar. Quando soube da vacinação aqui no shopping aproveitei por que era exatamente a vacina que estava faltando para o meu filho”, contou Rosiani.

Para ter acesso ao imunizante os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação, carteira do SUS ou CPF das crianças e adolescentes que forem ser vacinadas.

A enfermeira da central de imunização municipal, Richelle Machado, falou sobre a ação realizada no Macapá Shopping. Ela disse que as ações Itinerantes da SMVS tem sido um ótimo instrumento para aumentar a cobertura vacinal na capital.

“Nossas ações têm alcançado um grande público, facilitando o acesso de vacinas. Além disso, temos conscientizado as pessoas da importância de se proteger contra o HPV e demais doenças. Essa é uma forma de cuidar da saúde e evitar problemas futuros”, afirmou.

Enfermeira da central de imunização municipal, Richelle Machado | Foto: Wellington Barros/PMM

A vacina contra o HPV está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante todo o ano. As crianças e adolescentes devem tomar duas doses, com intervalo de seis meses, para garantir a imunização completa. A SMVS lembra que a vacina não dispensa o uso do preservativo nas relações sexuais, essencial para prevenir outras infecções.

Confira mais fotos: