Macapá inicia campanha de imunização contra a influenza em pessoas a partir dos 60 anos

Abertura será na UBS Macapaba nesta segunda-feira (4).

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Imunizante estará disponível em pontos de drivre-thru e UBSs | Foto: Arquivo/PMM

Na segunda-feira (4), a Prefeitura de Macapá inicia a imunização contra a influenza. A ação segue o calendário do Ministério da Saúde que, neste mesmo dia, lançará a campanha nacional. Inicialmente serão vacinados idosos de 60 anos ou mais e conforme o recebimento de novas doses, a cobertura será ampliada para outras faixas etárias.

A abertura da campanha será às 8h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Macapaba, na zona norte. O cronograma será feito em duas etapas e a primeira será voltada ao público idoso. Já a segunda é destinada aos profissionais de saúde.

A imunização também deverá abranger outros públicos, respeitando o cronograma de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela execução da ação.

“A imunização contra a gripe é fundamental para evitarmos o agravo da doença ou até mesmo o surto do vírus, como aconteceu no início deste ano. Desta maneira, orientamos à população para ficar atento quando estiver na faixa etária para recebimento da dose”, pontua o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira.

O imunizante estará disponível no drive-thru da Praça Floriano Peixoto, na Faculdade Estácio Seama, na Unidade Covid Santa Inês, que funcionarão das 9h às 15h. Também será possível encontrar a vacina nas UBSs Álvaro Corrêa, BR-210, Coração, Rubim Aronovitch, Pedrinhas e Lélio Silva, que fará a aplicação das 8h às 17h.

Dia D
No dia 30 de abril será realizado o Dia D. A atividade será voltada à atualização da vacinação de crianças e adolescentes e demais públicos. A campanha também faz parte do calendário oficial de todos os estados e municípios.

“Todas as vacinas que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI), deverão ser ofertadas neste dia. O cronograma com locais e horários serão divulgados nas redes oficiais da Prefeitura”, destaca o subsecretário.