Macapá ganhará mais um espaço de lazer para crianças que moram em áreas periféricas

Parquinho será construído na Passagem das Orquídeas, no Canal do Jandiá. Ordem de serviço foi assinada neste domingo (24).

Por Viviane Monteiro - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Passarela das Orquídeas, no Canal do Jandiá, recceberá um parquinho para crianças | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Macapá terá mais um espaço de lazer e convivência para crianças que moram em áreas periféricas. Dessa vez, a Passagem das Orquídeas, no Canal do Jandiá, será contemplada com a construção de um parquinho. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Dr. Furlan durante agenda deste domingo (24).

Está é a sexta ordem de serviço assinada para a construção dos brinquedos que fazem parte do projeto de revitalização de espaços públicos, iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular em parceria com outras pastas, como Obras e Infraestrutura, Meio Ambiente e Iluminação.

“Esta é uma política pública que nós adotamos e que proporciona diversão para crianças que moram em áreas periféricas. Com o parquinho, traremos opção de lazer para eles que, muitas vezes, não têm acesso a praças ou outros espaços de convivência na capital. Ficamos muito felizes em realizar ações como essa, que mudam a vida da comunidade inteira”, destaca o chefe do executivo municipal.

Dr. Furlan fez ainda um agradecimento à moradora Maria Caetana, que doou parte de sua propriedade para ampliar a área de lazer que será feita para os pequenos.

“Agradeço a iniciativa da dona Caetana que cedeu parte da área de sua casa para construção de um pequeno deck que vai proporcionar mais segurança para as crianças”, finaliza o gestor.

Maria Caetana de Souza, 72 anos, é moradora da Passagem das Orquídeas há 10 anos e conta que as crianças que moram no local costumam brincar na passarela, que está precisando passar por serviços de revitalização. Na oportunidade, o prefeito anunciou a manutenção da passarela, que passará por análise técnica para a inclusão em projeto de revitalização.

Passarela passará por avaliação técnica para ser incluída em projeto de revitalização | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

“Tenho dois netinhos que assim como as outras crianças, também brincam na ponte. Com o parquinho, eles vão deixar de correr perigo na passarela porque terão um espaço para se divertir. Com certeza, a construção do parquinho será um grande benefício para nossa comunidade”, comenta Maria Caetana.

Os parquinhos serão construídos em madeira e terão gangorra, balanços, escorregador, área de escalada. Além de área para leitura e para plantio, onde as crianças poderão adotar uma planta e cuidar. O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e segue o conceito de parklet, sendo integrados ao meio.

Maria Caetana, moradora da passagem, e seu neto | Foto: Viviane Monteiro/PMM

As obras serão custeadas com recursos enviados pelo senador Lucas Barreto através de transferência especial em 2021, no valor de R$ 200 mil, mais contrapartida municipal no valor de R$ 30 mil. O valor contempla a construção dos seis parquinhos que receberam ordem de serviço.

“Nos preocupamos com um espaço acolhedor e seguro para nossas crianças brincarem. Tudo isso foi colocado no projeto. Com a ordem de serviço, vamos executar a obra e esperamos que em 30 dias possamos entregá-la”, complementa o secretário de Obras, Cássio Cruz.

Construção de parquinhos
O projeto iniciou em 2021 e já contemplou o bairro da Fazendinha e Congós. No fim do mês de março, o prefeito assinou cinco ordens de serviço para construção de parquinhos em áreas periféricas. Ganharão os brinquedos a Ponte do Jarbas, no bairro Jardim Felicidade; Rodovia Josmar Pereira, no bairro Chefe Clodoaldo; Rua Santo Antônio, no Coração; Travessa G no bairro Jardim Marco Zero e Rua Raimundo Nobre, no Universidade.