
A Prefeitura de Macapá avança na obra do primeiro Hospital Geral e Maternidade Municipal, localizado na Zona Norte da cidade. O novo complexo hospitalar ocupará 12.132,35 metros quadrados, distribuídos em três andares, além de 3 mil metros de área externa, e representa um marco na saúde pública do município.
O investimento na construção do hospital é de R$ 69 milhões e contempla a instalação de 176 leitos, além de uma maternidade que visa reduzir a mortalidade materna e neonatal no estado.
A nova unidade garantirá serviços de saúde de alta qualidade, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida dos munícipes. A maternidade oferecerá assistência a partos de risco, centro de parto normal, alojamento conjunto, com uma padronização humanizada para melhor atender.
Além disso, a maternidade terá a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), que será um ponto de apoio para mães e crianças em tratamento que não precisam ficar internadas no hospital.
Estrutura do hospital e da maternidade
O complexo será dividido da seguinte maneira:
Térreo: Ambulatório, pronto atendimento, maternidade (área de parto).
1° andar: Enfermarias clínicas.
2° andar: Centro cirúrgico e UTI adulto.
3° andar: Área técnica, para máquinas e material da UTI e centro cirúrgico.
A maternidade contará com a implementação de tecnologias avançadas, como cabines individuais para o pré-parto, parto e pós-parto (PPP), onde a gestante poderá escolher seu acompanhante. Cada PPP terá uma estação de reanimação neonatal com berço aquecido e todos os equipamentos necessários para o atendimento ao bebê.
Capacidade de atendimentos neonatais e urgência/emergência
A maternidade terá capacidade para realizar 360 partos normais e 40 cesarianas por mês, totalizando 400 atendimentos. O pronto socorro prestará atendimento 24 horas em urgências e emergências, com clínica médica, cirúrgica, unidade de terapia intensiva (UTI) e centro cirúrgico. O espaço atenderá cirurgias de alta complexidade nas áreas de trauma, ortopedia e cirurgia geral.
Infraestrutura e prazos
A previsão de entrega do hospital é para dezembro de 2026.
Investimentos a curto prazo e a infraestrutura atual
A cidade conta com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que oferecem serviços de saúde de baixa complexidade e atendem as gestantes. Para facilitar o atendimento, o programa Consulta Ouro garante atendimento por livre demanda a grávidas nas primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês.
Os investimentos para o hospital contaram com emendas parlamentares das ex-deputadas federais Leda Sadala, Aline Gurgel e do senador Lucas Barreto, enquanto o deputado Vinícius Gurgel destinou recursos para o pronto socorro.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) é responsável pela fiscalização e execução dos serviços.
Fotos: Jesiel Braga/PMM

























