Com a intensificação das iniciativas do “Programa Protege Macapá – Vacine Contra Gripe”, da Prefeitura de Macapá, a capital alcançou nesta quarta-feira (24) 57,11% da Cobertura Vacinal contra a Influenza, entre gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores da saúde e professores, integrantes do grupo de risco. Mais de 79 mil doses de imunizantes contra a Influenza foram aplicadas.
O avanço é resultado das estratégias de prevenção e tratamento realizados pelas Secretarias Municipais de Vigilância em Saúde (SMVS) e de Saúde (Semsa), como horário alternativo para funcionamento das salas de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); busca ativa para a vacinação de todas as pessoas acima dos seis meses e sem comorbidades, por meio de ações itinerantes com equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) em área; vacinação itinerante em creches municipais; adoção de protocolo de tratamento médico para casos diagnosticados.
“Precisamos avançar ainda mais. Nossa meta é alcançar 90% da cobertura vacinal para a população. Pais, levem seus filhos para se imunizarem. Adultos, também. Por meio da união, vamos vencer”, frisou o prefeito Dr. Furlan.
Outros dados
Quantidade de 1ª dose aplicada: 5.444
2ª dose: 2.941
Dose única: 70.676
Cobertura vacinal nos povos indígenas: 83,98%
Vacinação Itinerante em Creches Municipais
De acordo com balanço da SMVS, durante 11 dias, 1.763 doses de Covid-19 adulto e infantil, Influenza e Rotina foram aplicados em alunos, familiares e todos os profissionais que atuam nas unidades.