Lixeiras com novo design para armazenamento de resíduos são instaladas em Macapá

Desta vez, receberam os recipientes o Residencial Mucajá e bairro Buritizal.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Lixeiras foram instaladas nas zonas norte e sul | Foto: Zeladoria Urbana/PMM

A Prefeitura de Macapá instalou mais duas lixeiras com novo design para evitar o descarte de lixo nas vias públicas. O recipiente, diferente dos antigos, é de metal, possui tampa e tem capacidade para armazenar até 2 mil litros de resíduos. A intenção é que a população se conscientize e jogue o lixo no lugar certo, mantendo a cidade mais limpa, bonita e organizada.

Desta vez, receberam as lixeiras o Residencial Mucajá, localizado no bairro Beirol e a praça da Caixa D’água, no Buritizal, ambos na zona sul. Além disso, o entorno da Feira do Novo Horizonte, na zona norte da cidade, também conta com o novo modelo. A instalação está sendo realizada de forma gradativa.

Para a distribuição dos recipientes, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, mapeou locais estratégicos onde a demanda é maior. As lixeiras já foram instaladas na Praça Chico Noé, no bairro do Laguinho, Mercado de Peixe, área Central e Igarapé da Fortaleza. Os distritos de Macapá também devem ser beneficiados com a iniciativa.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, explicou que o novo design do material foi feito exclusivamente para o descarte de lixo doméstico e comercial. Já as lixeiras antigas serão reaproveitadas e remanejadas para outros espaços. Além disso, está em planejamento campanhas educativas sobre a preservação do material.

“A coleta dos resíduos ocorrerá de acordo com o cronograma de cada bairro, sem nenhum diferencial. Nossa intenção é evitar o descarte nas vias públicas “, concluiu o chefe da pasta.

A Zeladoria Urbana ainda reforça a importância da colaboração da sociedade, para que preservem as lixeiras e as utilizem corretamente. Segundo a pasta, em alguns pontos, houve dano após a instalação.

A prática pode ser denunciada pelo disque denúncia, por meio do número (96) 99970-1078, ou no prédio da Zeladoria, localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, zona sul.