Lixeira viciada na Zona Sul de Macapá é limpa pela quarta vez em menos de 3 meses; Zeladoria pede apoio da população

Os moradores pediram apoio à prefeitura por meio de ofício à Zeladoria Urbana, eles denunciaram que os próprio jogam os entulhos

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Comunicação

Restos de materiais de construção, de pedaços de madeiras em MDF, de móveis, pneus, sofás entre outros lixos domésticos e orgânicos são jogados nas lixeiras viciadas | Foto Jesiel Braga PMM

A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana de Macapá (Semzur) realizou, pela quarta vez, em três meses, limpeza de uma área transformada em lixeira viciada crônica entre o Conjunto São José e o Hospital de Base, no bairro Novo Buritizal, Zona Sul de Macapá.

A retirada de lixo e entulho ocorreu nesta sexta-feira (17), com apoio de técnicos e zeladores e suporte de caminhões, tratores e pá carregadeira. A intenção é erradicar as lixeiras viciadas, mas a secretaria pede à população que denuncie os “sujões” para que medidas sejam tomadas. Um número de telefone é disponibilizado para a solicitação do serviço de destarte de móveis: o Descarta Treco (96) 98125-1151.

Os moradores dos dois conjuntos pediram apoio à Prefeitura por meio de ofício à Zeladoria Urbana. Eles denunciaram que os próprios residentes jogam os entulhos de maneira irregular durante a noite, como pedaços de madeiras, restos de móveis, pneus, sofá, entre outros lixos domésticos e orgânicos.

O morador Benedito Sacramento, de 61 anos, disse que está cansado de presenciar essas irregularidades das pessoas que jogam lixo durante a noite. Segundo ele, o caminhão coletor passa todos os dias. Já Sueli Oliveira, 64,  contou sentir medo de cobras, porque o lixo atrai bichos peçonhentos e causa um transtorno muito grande. Ela ainda fala que teme pelas crianças que brincam e correm atrás de papagaio naquele local. A moradora pede mais educação.

“A boa educação e bom senso são os pedidos de todos nós moradores deste local, pois é essencial manter um ambiente limpo. É agradável a todos,” destacou.

O morador Gê Paes oficializou o pedido à Prefeitura de Macapá e foi ouvido pela Zeladoria. Ele disse que a resposta rápida da gestão foi um ‘feedback’ muito positivo à comunidade que necessita dessa atenção.

O trabalho foi coordenado pelo coordenador de resíduos, Manoel Miranda; coordenador de canteiros, praças e feiras, Acson Rodrigo; e pelo coordenador de limpeza urbana, Pedro Leite.

Fotos Jesiel Braga PMM