Levantamento de focos do Aedes aegypt vai vistoriar mais de 6 mil imóveis em Macapá

Trabalho será feito nas zonas sul, norte e central, no período de 21 e 30 de março.

Por *Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Agentes de endemias vão percorrer mais de 6 mil imóveis em Macapá em busca de focos da dengue | Foto: Arquivo/PMM

Macapá inicia nesta segunda-feira (21), o 2ª Ciclo do Levantamento Rápido de Índice de Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. A vistoria de casa em casa será realizada até 30 de março, adotando o método de amostragem, com análise das coletas de possíveis focos do mosquito da dengue.

A ação vai percorrer 6.743 imóveis, distribuídos em 16 áreas que correspondem a 57 bairros da cidade de Macapá. Através do monitoramento é possível identificar áreas com maior proporção de ocorrência de focos do mosquito.

Os resultados obtidos após o LIRAa permitem que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), avalie as atividades já desenvolvidas e o redirecionamento das ações de controle do vetor.

O trabalho é realizado pelos agentes de endemias, que trabalham com visitas e fiscalizações de porta em porta. Após o encerramento das atividades, serão montadas estratégias para conter a proliferação do mosquito e reduzir o índice de doenças provocadas pelo Aedes aegypti. O LIRAa acontece simultaneamente nas três zonas da cidade: central, sul e norte.

LIRAa
O levantamento é uma metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde que permite a identificação de áreas com maior proporção e ocorrência de focos do Aedes aegypti, assim como de criadores predominantes. Durante o ano são realizados seis ciclos de visitas domiciliares e o primeiro teve duração de dois meses, em janeiro e fevereiro.

A pesquisa é realizada a cada dois meses, em diferentes bairros da capital, com a finalidade de verificar a proliferação do mosquito e, para isso, a secretaria reforça a contribuição da população no trabalho realizado pelas equipes.

Confira os bairros onde o LIRAa vai percorrer:

Zona SulZona CentralZona Norte
FortalezaCentroPacoval
FazendinhaJulião RamosSão Lázaro
Rodovia JKJesus de NazaréLoteamento Pantanal
Conjunto Chefe ClodoaldoPerpétuo SocorroInfraero I
Centro UniversitárioCidade NovaInfraero II
Conjunto EmbrapaSanta RitaLoteamento Açaí
PedrinhasNova EsperançaParque dos Buritis,
Jardim Marco ZeroAlvoradaIlha Mirim,
Jardim EquatorialMarabaixoJardim Felicidade
Vilas dos OliveirasKM 12Renascer
MucaIapenLoteamento Ipê
Araxá, Goiabal
Santa InêsLagoa dos Índios
BeirolPlaton
TremCabralzinho
Buritizal Janaina
Congós ICoração
CongósConjunto Buriti
Zerão

Disk Mosquito
A população pode ajudar no combate ao mosquito, solicitando a visita de um agente de endemias ou fazendo denúncia de logradouros abandonados. A Semsa disponibiliza o Disk-Mosquito, no (96) 98813-3779. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.