Jovens cientistas treinam lançamento de foguetes no Bioparque da Amazônia, em Macapá

Capacitação promovida pelo Instituto Nacional Leva Ciência acontece nos dias 6 e 7 de maio, no Biocamping.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Treinamento de lançamento de foguetes foi realizado no Biocamping | Foto: Aline Paiva/PMM

O incentivo à produção científica movimentou o Bioparque da Amazônia nesta sexta-feira (6). Os jovens cientistas aprendizes do Instituto Nacional Leva Ciência participaram de um treinamento de lançamento de foguetes artesanais. Os guardas-parques supervisionaram a atividade realizada no Biocamping, uma área segura para a biodiversidade e os animais que moram na unidade.

A programação tem o intuito de incentivar os jovens pelo interesse em astronáutica, física, astronomia e ciências afins. Todos os aprendizes que integram o instituto são de escolas públicas do Amapá. A difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa preparará os jovens para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), organizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Nos períodos da manhã e tarde, o parque recebeu 29 alunos do ensino fundamental. Os competidores do nível 3, andaram cerca de 1 quilômetro até o Biocamping, em um percurso entre as trilhas central e guarda-parque.

Atividade contou com a supervisão de guardas-parques | Foto: Aline Paiva/PMM

Na área apropriada para a atividade, com mais de 150 metros de distância, os alunos receberam orientações de professores e instrutores no que diz respeito ao desenvolvimento dos lançamentos. No espaço, foi montada uma estrutura artesanal de base para os foguetes, feitos com materiais e combustíveis distintos. A confecção aconteceu ao longo de quatro semanas anteriores ao teste, durante oficinas na sede educação empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae).

‘’Trabalhamos com três tipos de foguetes artesanais para diferentes níveis, que variam conforme as séries dos estudantes. Os foguetes do nível 1 e 2, são produzidos com papel-alumínio. Do nível 3, usamos o impulso do ar comprimido, utilizando a montagem com garrafa pet e as arestas feitas de pastas recicladas. Do nível 4, usamos o mesmo anterior, mas com a propulsão promovida com vinagre e bicarbonato de sódio’’, explica a diretora do Instituto Leva Ciência, Danielle Brito.

O jovem cientista André Luiz Mendes, de 14 anos, foi o primeiro a lançar o foguete na atividade. Apaixonado por ciências, química, física e biologia, o aluno da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, sonha em seguir carreira científica.

‘’Acho importante esse momento, pois somos capazes. Foi a minha primeira vez no treinamento de soltar foguetes, feitos de materiais reciclados. Nesta quinta-feira comecei a montagem do meu, depois que cheguei da escola. Consegui arranjar a garrafa, as tampas e já tinha a tinta guache, só faltava o papelão’’, comenta.

O treinamento segue no sábado (7), para estudantes do nível 4, que fazem o ensino médio na rede pública.

Leva ciência
O Instituto Nacional Leva Ciência é idealizado pelo programa Amazon Scientists, patrocinado pela Embaixada dos Estados Unidos, e tem como instrutores os professores Caroline Campos e Cássio Renato. Além da parceria com o Ministério Público do Amapá, Sebrae e Prefeitura de Macapá, por meio do Bioparque da Amazônia.

‘’O parque é um espaço natural formado por diferentes biomas. Além das atividades de educação ambiental, ecoturismo e cultura, trabalhamos com produção científica. Um exemplo é o Jardim Terapêutico Tucuju, que está em andamento. A parceria com o Leva Ciência permite que os jovens sejam incentivados, que acreditem nos seus sonhos’’, destaca o diretor-presidente do Bioparque, Ezequias Ferreira.

A programação no parque continua nos dias 13 e 14 de maio, com a disputa oficial para seleção dos representantes amapaenses da Mostra Nacional de Foguetes. No dia 10 de junho, haverá o lançamento de foguetes das equipes com a presença do engenheiro da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) Gabe Gabrielle.

Bioparque
O Bioparque da Amazônia é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá. O espaço natural possui uma área de 107 hectares de floresta, no meio do centro urbano da capital. Localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK, o parque funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20.