Janeiro Branco: Direitos Humanos chama atenção às políticas públicas de saúde mental em Macapá

Programação destaca a importância da saúde do consciente e do inconsciente humano com a participação de servidores públicos e da comunidade

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH)

Rafaela Esteffans, assistente técnica da Coordenadoria de Diversidade de Macapá: “Iniciativas visam quebrar preconceitos para uma sociedade mais humana, especialmente no mês da Visibilidade Trans” | Foto Arquivo PMM

A fim de incentivar a atenção à saúde mental da população e de servidores públicos municipais, a Prefeitura de Macapá promove uma vasta programação como parte do programa Macapá Mais Cidadania, da Secretaria da Municipal de Direitos Humanos (SMDH). Abordagens terapêuticas, rodas de conversas, serviços socioassistenciais e de inclusão social e bazar solidário estão entre atividades que ocorrem entre os dias 6 e 28 de janeiro na capital.

De acordo com o secretário da SMDH, Raimundo Azevedo, as ações têm a finalidade de levantar questões temáticas sobre bem-estar, qualidade de vida e ressaltar as atividades voltadas à campanha nacional Janeiro Branco, mês de conscientização à saúde mental, com a participação de secretarias municipais como a Saúde e a Assistência Social, além das coordenadorias das Mulheres, Juventude, Diversidade e Idosos e Pessoas com Deficiência.

“Todas as nossas coordenadorias estão convidadas a desenvolver essas políticas públicas neste mês que enfatiza a questão da saúde do consciente e do inconsciente, a envolver pessoas da comunidade, a quebrar preconceitos e a conhecer alternativas de como superá-los”, explica o secretário.

A primeira atividade inicia às 9h desta sexta-feira (6), com capacitação aos servidores do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), no prédio da Secretaria de Direitos Humanos.  A segunda ação acontece no auditório da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) no dia 13 de janeiro, às 10h, com o workshop ‘Direitos Humanos em Pauta’.

As ações continuam no dia 14 com a coordenadoria de Diversidade, que vai realizar o Bazar Solidário LGBTQIA+ com o tema “Roupas não definem caráter, pelo contrário, expressam o bem-estar consigo mesmo”. De 17 a 21 terá rodas de conversa organizada pela coordenadoria das Mulheres. Já no dia 24, a coordenadoria de Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência promove uma capacitação de acessibilidade e comunicação.

As atividades encerram no dia 27, com ações sociais de visibilidade de pessoas trans e travesti, no auditório da Fumcult, com solicitação de documentos, cadastros e atualização de CadÚnico e Identidade Social.

Acompanhe a programação de 6 a 27 de janeiro de 2023:

Dia 06 de janeiro, sexta-feira:

Capacitação ‘Projeto de Vida’ com as equipes do CRAM

Local: prédio da Secretaria Direitos Humanos, na Av. Feliciano Coelho, 98 – Trem, Macapá

Horário: às 9h

Dia 13 de janeiro, sexta-feira:

Workshop ‘Direitos Humanos em Pauta’

Local: auditório da Fumcult, Rua Eliezer Levy, 1097

Horário: às 10h

Dia 14 de janeiro, sábado:

Bazar solidário LGBTQIA+

Local: Praça Veiga Cabral, Centro de Macapá

Horário: das 8h30 às 17h

Do dia 17 a 21 de janeiro:

Oficinas e rodas de conversa

Local: Escola Antônio Barbosa, e outros pontos itinerantes

Dia 24 de janeiro, terça-feira:

Capacitação digital #PraCegoVer

Acessibilidade e comunicação

Dia 27 de janeiro, sexta-feira:

Ação social Visibilidade Trans e Travesti

Local: auditório da Fumcult, Rua Eliezer Levy, 1097

Horário: das 8h às 14h