Improir anuncia produção de regimento interno para o Centro das Louceiras do Maruanum

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) anunciou, durante uma visita técnica ao Distrito do Maruanum, a criação de um regimento interno para Centro de Produção e Exposição das Louceiras do Maruanum, distante a 58 km da zona urbana de Macapá.

O regimento interno será produzido em conjunto com a Associação das Louceiras do Maruanum (Aloma). A intenção é melhorar a assistência das artesãs e do público externo que visita o centro de exposições.

De acordo com a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, a equipe técnica do instituto esteve ao longo desta semana no espaço, produzindo um planejamento estratégico. Desta forma, alguns termos do documento já foram alinhados com as empreendedoras.

‘’O Centro das Louceiras é de gerenciamento da Prefeitura de Macapá, através do Improir. Também conta com apoio logístico do Macapatur [Instituto Municipal de Turismo]. Mas, a organização interna é realizada pela Aloma. Queremos estimular o fomento e estreitar as relações com as louceiras. Para isso, além do regimento interno, iremos ofertar cursos de capacitação para as artesãs tradicionais’’, explica.

Dona Maria Joaquina da Silva, 65 anos, moradora de São João do Maruanum II, produz louças de barro desde muito jovem. Ela que aprendeu os saberes tradicionais com a mãe, confecciona xícaras, jogo de panelas, bandejas e travessas para o centro.

‘’Desde menina trabalho com a produção de louças de barro. Aprendi com a minha finada mãezinha. Eu creio que o regimento vai melhorar nossa produção. O centro nos ajuda, mas também ajudamos ele. Se todas nós trabalharmos com dedicação, para fazer nossas louças, tudo vai melhorar’’, conta Joaquina.

Centro das Louceiras
O Centro de Produção e Exposição das Louceiras do Maruanum funciona às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 17h. Neste mês de julho, excepcionalmente, também estará aberto aos domingos, no mesmo horário. Aos sábados e feriados, o atendimento é realizado por agendamento, pelos contatos (96) 99116-0308 e (96) 98139-8521.

Aline Paiva
Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial