Idosos de 85 anos recebem 2a dose e completam o ciclo de imunização contra a Covid-19

A Prefeitura de Macapá completou o ciclo de imunização dos idosos a partir de 85 anos no sábado (13). A ação foi coordenada pela Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e aconteceu em sete pontos, sendo cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dois drives-thrus.

Os idosos que receberam a segunda dose da vacina iniciaram a sua imunização no dia 13 de fevereiro, quando a Prefeitura de Macapá promoveu o Dia D de vacinação. A meta de vacinação dessa fase era a aplicação de 1.380 doses e desse total, a Central de Imunização atendeu 1.261 idosos. “Parte das vacinas não foram aplicadas por conta do número de faltosos. Mas as doses deles estão garantidas e eles poderão receber o imunizante durante a semana nas UBSs onde a vacina estará disponível”, disse a coordenadora da Central de Imunização, Monique Uchoa.

“Para se vacinar, é necessário a apresentação da carteira de vacinação com a indicação da aplicação da primeira dose, um documento oficial com foto e CPF”, completou.

A segunda dose dos idosos que não puderam se vacinar no sábado estará disponível nas UBSs Congós, Marabaixo, São Pedro Pacoval e Novo Horizonte, de 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Acamados

De acordo com a Central de Imunização, a vacinação dos acamados está garantida e ela será feita de acordo com a data de aplicação da primeira dose, conforme consta no cartão de vacinação. “As equipes do Estratégia e Saúde da Família retornarão até a casa de cada idoso acamado que recebeu a primeira dose para completar o seu ciclo de imunização”, afirma a coordenadora de Imunização de Macapá .

Disque Vacina
Caso o idoso tenha perdido o seu cartão de vacinação, não tenha comparecido ao local no dia indicado, ou faça parte do grupo de que foi vacinado e, por algum motivo, não recebeu a sua dose do imunizante, a Secretaria de Saúde disponibiliza um número de contato para tratar sobre essas questões. As dúvidas podem ser tiradas através do número 96 99970-2346, quem funciona de segunda a quarta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18. Por meio desse número também é possível informar casos de idosos acamados que não foram vacinados. A partir da ligação, a Central de Imunização agendará e executará o procedimento.

Ewerton França
Secretaria Municipal de Comunicação Social