Hortas promovem autonomia e renda para produtores assistidos pela Prefeitura de Macapá

Município incentiva a produção agrícola de produtores rurais por meio de orientação técnica, doação de insumos, ferramentas e sementes para o cultivo de hortaliças

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Hortas fazem parte das políticas públicas desenvolvidas pela PrefeituradeMacapá | Foto: Elisa Maciel/PMM

Cheiro verde, pimentinha, cebolinha e alface são algumas das hortaliças encontradas nas hortas dos produtores assistidos pela Prefeitura de Macapá. Na manhã desta quinta-feira (15), agricultores do Assentamento Santo Antônio da Pedreira receberam a visita técnica de rotina da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), que tem como finalidade levar orientações sobre boas práticas agrícolas e acompanhar os plantios. 

As hortas fazem parte das políticas públicas desenvolvidas pela gestão para estimular pequenos agricultores a implementarem sistemas produtivos que gerem renda.

Entre as propriedades acompanhadas pela equipe técnica da Semag está a do Rosi Gomes, morador do Assentamento há mais de 16 anos. A produção dele é recente, 90 dias, após receber o incentivo da prefeitura com doação de insumos, ferramentas e sementes para o cultivo das hortaliças. 

“Eu precisava me deslocar até Macapá para fazer alguns bicos, não era uma rotina fácil. O acompanhamento técnico é essencial para mim, pois antes eu plantava e não tinha resultado. Agora, com a horta, posso trabalhar na minha propriedade junto com a minha família. Minha renda aumentou, pois aqui produzo mais e ainda vendo nas feiras realizadas pela Prefeitura”, disse.

Os produtores trabalham com o cultivo de pimentinha, cheiro verde, cebolinha, alface, maracujá, coentro, couve e agora estão apostando no plantio de milho, tudo isso com a inspeção técnica. Segundo o Secretário de Agricultura de Macapá, Eduardo Fleury, a horta possibilita melhorias nas condições de vida dos agricultores familiares.  

“Nosso objetivo é incentivar a agricultura familiar, e a melhor forma de fazer isso é gerando renda e dando oportunidades de trabalho. Tudo que é produzido pode ser consumido ou comercializado pelas famílias”, enfatizou. 

A horta dos produtores Graça de Souza  e João de Souza também recebeu assistência. O casal nasceu e se criou no campo e eles trabalham juntos com o cultivo de hortifrutis há 15 anos. Com a instalação da horta eles puderam ampliar a produção e agora possuem um espaço para o plantio de maracujá do mato. 

“Nós vivemos do que plantamos, é o nosso sustento. Ficamos felizes em ver nosso espaço cheio e produzindo, pois agora temos o acompanhamento que não tínhamos e o melhor de tudo, temos o apoio para vendermos nossos produtos”, disse o produtor João.

Confira mais fotos