‘Hoje o serviço veio até a ponte’, comenta moradora sobre ‘Saúde Itinerante’ na zona norte de Macapá

Ao todo, mais de 550 pessoas foram atendidas em 5 horas de ação.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Thalita Nascimento, 26 anos, acompanhada dos filhos e irmã | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Thalita Nascimento Coelho, 26 anos, levou os três filhos e a irmã para consulta pediátrica durante a ação ‘Saúde Itinerante ‘ da Prefeitura de Macapá, que aconteceu neste sábado (25), na Ponte do Jarbas, bairro Jardim Felicidade 2, zona norte da capital.

A moradora destaca a necessidade da consulta para os pequenos e a dificuldade no acesso ao serviço durante a semana. “Tento manter a consulta deles em dia, mas não é tão simples para a gente que é dona de casa e tem outros afazeres. Hoje o serviço veio até a ponte e eu não poderia perder essa oportunidade”, diz, agradecida.

FOTO: ‘Saúde Itinerante’ chega à comunidade da Ponte do Jarbas, na zona norte de Macapá

Os serviços de 14 especialidades também foram ofertados dentro das residências dos moradores. A batedora de açaí, Celina Mendes dos Santos, abriu as portas de casa para receber as equipes de saúde e acolher os moradores. Ela também aproveitou para receber os atendimentos de odontologia e cardiologia.

“Moro aqui há 23 anos e sempre gostei de ajudar. Abrir a porta da minha casa para servir o próximo me enche de alegria. Estou satisfeita e agradecida. É uma novidade encontrar uma prefeitura cuidando dos moradores da ponte. Minha família e toda comunidade agradece”, comenta a moradora, emocionada.

Celina dos Santos recebeu atendimento do prefeito da capital, Dr. Furlan, que também é medico cardiologista | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

A Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp) é responsável em ouvir a comunidade, e levantar as principais necessidade, seja na área de mobilidade, assistência social ou saúde.

A subprefeita da zona norte, Merian Banha, explica que nas áreas periféricas, muitas famílias não conseguem nem sair de casa e pegar um ônibus para buscar atendimento médico.

“O dinheiro da passagem de muitos moradores, é o que paga a comida do dia. Então fica difícil sair de casa. As periferias nunca tinham sido olhadas dessa forma. Isso nunca foi feito antes. Hoje você vê no olhar delas a felicidade de receber numa só ação, consultas com ortopedista, odontólogo, clínico geral”, conta Merian.

Segundo a subprefeita, que também atende a zona leste de Macapá, reunir vários serviços em um ação como o ‘Saúde Itinerante’ e devolver a dignidade para essas pessoas. “Hoje uma família com 10 pessoas foi atendida. Todos passaram por consultas, e receberam encaminhamentos. Foi um espetáculo”, conclui.

Subprefeita da zona norte de Macapá, Merian Banha | Foto: Arquivo pessoal

Ao todo, mais de 550 pessoas foram atendidas em 5 horas de ação. Dentre os serviços mais procurados, estava a odontologia, que atendeu 102 pacientes com restauração, limpeza, extração e acesso de urgência.

“Com a Van Odontomóvel, ampliamos os atendimentos ofertados. Nosso trabalho é cuidar do sorriso das pessoas e possibilitar o acesso rápido, sem burocracia”, comenta o coordenador de Saúde Bucal do Município, Patrick Alfaia.

As ações itinerantes fazem parte do programa “Saúde Para Todos”, maior plano de gestão apresentado pela Prefeitura de Macapá, com participação das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Mobilização e Participação Popular (Semmopp).

Serviço odontológico atendeu 102 pessoas, entre crianças e adultos| Foto: Ana Cleide Torres/PMM