‘Há 8 meses recebo apoio no grupo terapêutico’, diz moradora em ação de saúde mental da UBS Pedro Barros

Flávia Lima, de 48 anos, participou de palestra sobre prevenção a depressão e suicídio, e atividades físicas.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Flávia Lima é moradora da Fazendinha e participa do grupo terapêutico há 8 meses | Foto: Renato Costa/PMM

Nesta quarta-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu uma ação de saúde mental para um grupo terapêutico formado por mulheres que são atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedro Barros, em Macapá. A iniciativa aconteceu no Parque de Exposições da Fazendinha.

Para a moradora do bairro Fazendinha, Flávia Lima, de 48 anos, participar das atividades melhora a autoestima, pois recebe o apoio de outras mulheres do grupo e dos profissionais que atuam na unidade.

“Há 8 meses faço parte do grupo terapêutico e participar das atividades é algo que me faz muito bem pois temos um momento de troca e apoio, sou muito agradecida“, contou Flávia.

Na ocasião, o grupo ouviu uma palestra sobre prevenção à depressão e suicídio, seguida de atividades físicas que animaram as participantes. A programação faz parte do “Setembro Amarelo”, mês que tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre a prevenção, compartilhando maneiras de como identificar e acolher as pessoas.

Atividade faz parte da programação da Prefeitura de Macapá para o mês de setembro | Foto: Renato Costa/PMM

Setembro Amarelo
A atividade faz parte da programação da Prefeitura de Macapá para o mês de setembro, que é dedicado à prevenção ao suicídio e visa mobilizar a população e promover conscientização sobre o assunto, além de discutir sobre como identificar sinais da ideação suicida e buscar apoio psicológico.

“As ações de saúde mental são contínuas. Através dessas atividades físicas, também se promove um momento de cuidado, pois é trabalhado a autoestima, a valorização do bem-estar e o ‘eu me amo’. A partir do momento que a mulher se sente capaz de fazer as mudanças, que não são só físicas, repercute na saúde como um todo”, explica a psicóloga, Simony Dias, da UBS Pedro Barros.

Confira mais fotos da ação de saúde mental do grupo terapêutico da UBS Pedro Barros: