A Prefeitura de Macapá, em parceria com a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), comemora no domingo 10 de outubro o Dia Nacional da Guarda Municipal, instituída pela Lei 12.066, de 2009, como reconhecimento do trabalho realizado pela categoria.
A GCMM é um órgão integrante da defesa social, subordinada ao prefeito de Macapá, tendo como principal atribuição à proteção dos direitos humanos fundamentais, preservação da vida, a redução do sofrimento e diminuição das perdas, o patrulhamento preventivo, o compromisso com a evolução social e uso progressivo da força.
No exercício de suas competências, a guarda municipal poderá colaborar ou atuar conjuntamente com órgãos de segurança pública da União, dos Estados e do Distrito Federal ou de municípios vizinhos.
A instituição conta com aproximadamente 571 integrantes, sendo 47 inspetores e 524 guardas municipais, composta por departamentos, divisões, companhias de guardas, grupamentos operacionais, projetos sociais e parceiros institucionais.
Recentemente o comando da Guarda Civil Municipal passou a ser efetivado pela Comandante Joeva dos Reis Silva, que tem o compromisso de integrar a força-tarefa desenvolvendo ações de segurança pública, em parceria com setores da administração municipal e do sistema de defesa social.
Para Joeva, o trabalho diário da guarda é baseado na legalidade e respeito à lei. “A Guarda tem um trabalho importantíssimo na sociedade macapaense realizando atividades em diversos postos de serviços, fiscalizando e executando rondas preventivas, além de atendimentos em órgãos municipais. Para se tornar um Guarda Municipal é necessária a aprovação em concurso público e treinamento especifico, por isso é necessário empenho e dedicação”, explica a comandante.
“Em nome da Prefeitura de Macapá parabenizo todos os integrantes da Guarda Civil Municipal pelo trabalho diário realizado com empenho e dedicação. Agradeço a parceria, cordialidade e respeito como fui recepcionada ao assumir o comando da GCMM”, conclui Joeva.