Famílias atendidas por Centro de Referência da Assistência Social participam de passeio no Museu Sacaca

Programação ofereceu aos assistidos um momento de lazer, cultura, inclusão e interação com a natureza

Por Aline Silva* - Secretaria Municipal de Assistência Social

Iniciativa foi realizada pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Amor | Foto: Nágila Rocha/PMM

Prefeitura de Macapá, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Amor, realizou, nesta quarta-feira (12), passeio cultural para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), acompanhadas dos pais e trabalhadores do equipamento.

Na ocasião, 20 pessoas participaram da atividade, aprenderam sobre cultura regional e apreciaram as belezas tucujus. Todos conheceram os ambientes do Museu e passearam no regatão – uma embarcação que transportava mercadorias e atendia as necessidades de regiões longe da cidade.

Assistida pelo Cras há dois anos, Rita Ferreira, 32, é mãe de três crianças. A autônoma visitou o espaço pela primeira vez e ressaltou que aprendeu diversas histórias e tradições.

“Nos divertimos muito com essa voltinha prazerosa. É uma experiência diferente que reuniu lazer e conhecimento. Foi realmente maravilhoso”, disse.

Assistente social do Cras Amor, Katia Samara, esclareceu que o foco da atividade foi gerar inclusão das crianças com TEA, tirá-las da rotina e fortalecer os vínculos com os assistidos.

“Nossa equipe preparou um passeio ao grupo do Serviço de Proteção Integral às Famílias (PAIF) e às crianças com Transtorno do Espectro Autista. Para diferenciar a atividade e tirá-los um pouco do dia a dia, decidimos levá-los ao Museu Sacaca. Um lugar que une tradição, cultura, a fauna e a flora de nossa região”, frisou.

Aline Silva* – Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social

| Fotos: Nágila Rocha/PMM