Um sentimento de alegria e gratidão tomou conta do técnico de enfermagem Andrew Luiz Rodrigues ao vacinar filho dele, Luiz Felipe de Melo, de 11 anos, contra a Covid-19. “No dia em que apliquei a vacina, ele chegou em casa e disse para a mãe dele: ‘agora estou imunizado’. Gratidão por esse momento”, conta o técnico.
Assim como Andrew, toda semana profissionais da saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vacinam crianças de 5 a 11 anos de idade contra o vírus. O objetivo da Prefeitura de Macapá é imunizar toda a população macapaense.
“Quando iniciou a vacinação das crianças, meu filho perguntou se eu podia vacinar ele. Fiquei muito feliz pela iniciativa e por ele ter confiado no meu trabalho”, complementa Andrew Luiz que trabalha há oito anos na sala de vacina da UBS Raimundo Hozanan.
No início da pandemia, Andrew contou que ficou com medo de trabalhar e contaminar sua família. “Todos os meus colegas são do grupo de risco e se afastaram. Então, eu fiquei trabalhando sozinho na sala de vacina atendendo à população que vinha se vacinar contra outras doenças”, disse o técnico.
A vacinação contra Covid-19 foi um momento muito esperado e por todos os profissionais de saúde. Andrew conta que ficou aliviado ao vacinar o filho dele. “Em dezembro de 2020, o Luiz pegou Covid e ficou isolado no quarto dele. Eu e a mãe dele ficamos preocupados. Agora, ele está imunizado”, declara o profissional.