Garis recebem primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Macapá

A Prefeitura de Macapá continua avançando na execução do Plano Municipal de Imunização contra a covid-19 e agora foi a vez dos garis. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que cerca de 250 colaboradores lotados na Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e contratados por meio de empresas terceirizadas, receberam a 1ª dose da vacina AstraZeneca, nesta quinta-feira (03).

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, mencionou que os agentes de limpeza pública estão em todos os locais da cidade fazendo todo o trabalho de higienização desde o início da pandemia e, sem dúvida, fazem parte do grupo de risco. “Estamos na linha de frente de combate ao coronavírus. Nosso pessoal, apesar de trabalharmos protegido por EPI’s [equipamentos de proteção individual] e adotar os protocolos de higiene, precisa de mais esse reforço que é a vacina. Então, hoje estamos aqui dando a eles a primeira dose”, conclui.

O reforço com a aplicação da 2ª dose da vacina será realizado pela Semsa em 90 dias, para completar o ciclo de imunização dos trabalhadores. Em pouco mais de um ano de pandemia, a Zeladoria Urbana registrou em torno de 120 casos da Covid-19 de seus colaboradores com duas mortes pela doença.

A subsecretária municipal de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço, destacou que houve um empenho muito grande da Prefeitura de Macapá para que a categoria fosse incluída no Plano de Imunização, levando em conta os riscos diários das atividades. “Os agentes da limpeza urbana estavam na 17º ordem para vacinar, mas devido a reivindicação imediata conseguimos a liberação desses trabalhadores para o grupo de risco”, concluiu a subsecretária.

“A gente fica muito feliz, graças a Deus. Essa primeira dose da vacina é uma esperança e tranquilidade. A gente vai poder fazer o nosso serviço na rua mais tranquilo”, comemora o operador de máquina, Edinaldo Santos Moraes, de 46 anos.

Já o coletor de resíduos sólidos, Cledson Oliveira, falou sobre as pessoas que colocam máscaras e todo tipo de material nas sacolas sem nenhuma preocupação com os garis. “Todos os dias passamos por isso e ficamos com medo. Felizmente, agora, com a vacinação, poderemos trabalhar mais seguros”, disse.

Mônica Silva
Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana