A Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) realizará nesta quinta-feira (25), uma escuta pública para debater e formatar a implementação da Lei Paulo Gustavo em Macapá. O encontro acontecerá às 16h no auditório da Unidade Integrada Sesi/Senai “A Banda” e reunirá o segmento cultural do município.
Por meio do lei, artistas e produtores culturais serão beneficiados com o repasse financeiro para o fomento de atividades do audiovisual e outros segmentos culturais. Além disso, a iniciativa vem para recuperar o setor cultural após as dificuldades vividas durante o período crítico da pandemia da Covid-19.
De acordo com o diretor-presidente da Fumcult, Olavo Almeida, a lei é importante para a recuperação do setor cultural e para o desenvolvimento de programações para a contemplação da população.
“Esse encontro marca a necessidade de escutar as demandas dos artistas e, de alguma forma, criar uma formatação que contemple o maior número de grupos e segmentos da cultura. Dessa maneira poderemos implementar o projeto de forma unânime”, explica.
Lei Paulo Gustavo
A Lei Complementar 73/2021, conhecido como “Lei Paulo Gustavo”, libera repasse de R$ 3,8 bilhões para estados e municípios fomentar projetos culturais. Os recursos são do Fundo Nacional de Cultura (FNC).
O projeto visa beneficiar os artistas e valorizar a cultura por meio do apoio aos diversos segmentos, como contribuição a recuperação do setor após o enfrentamento de tantas dificuldades vividas na pandemia. Além disso, também contribuirá com o desenvolvimento de atividades de economia criativa e solidária.
Serviço
A Unidade Integrada Sesi/Senai “A Banda” funciona na Av. Ernestino Borges, 257, no Centro.