‘Foi um momento importante pois compartilhei a minha história’, diz paciente oncológica durante ação no Bioparque

A programação promoveu roda de conversa, limpeza de pele, maquiagem, massagem relaxante e ensaio fotográfico para as mulheres vítimas de câncer.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Foto: Rogério Lameira

“Foi um momento importante pois compartilhei a minha história, ouvir outras mulheres e sei que não estou sozinha”, disse Dulcineia Quaresma da Silva, de 46 anos, paciente oncológica do Hospital do Amor durante programação do Outubro Rosa da Prefeitura de Macapá. A ação aconteceu nesta quarta-feira (20) no Bioparque da Amazônia.

Dona Dulcineia contou que descobriu o câncer uterino em 2019. Desde então, ela vem lutando contra a doença. Foi a primeira vez que a paciente saiu de casa depois de uma pausa no tratamento, para descanso do corpo.

“Após os exames, o médico solicitou que fosse acompanhada a consulta. Foi quando descobri que estava com câncer. Viajei para fazer tratamento de quimioterapia e radioterapia fora do estado. Com duas semanas meu marido me ligou e terminou nosso casamento de 20 anos. Foi difícil, mas minha filha nunca me abandonou. Hoje aqui no Bioparque eu tive acolhimento e isso é fundamental para quem está lutando contra a doença”, desabafa emocionada.

Um Dia de Rainha
A programação intitulada ‘Um Dia de Rainha’ foi realizada pela Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e Bioparque da Amazônia. A atividade prestou acolhimento a cerca de 20 pacientes atendidas pelo Hospital do Amor.

A ação iniciou com uma roda de conversa com as pacientes que fazem tratamento contra o câncer. O debate foi aberto ao público presente no parque. Além disso, as mulheres realizaram um ensaio fotográfico no cenário amazônico. O álbum será disponibilizado nas redes sociais pela Prefeitura.

“Estamos no Outubro Rosa e precisamos falar sobre a luta contra o câncer. Um Dia de Rainha proporcionou a elas um momento importante de conexão. Elas participaram de uma sessão de beleza com maquiagem, massagem relaxante e para ressaltar a autoestima um ensaio fotográfico”, comenta o diretor-presidente da Fumcult, Olavo Almeida.

Foto: Rogério Lameira

Atendimento de saúde
Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e alerta sobre o câncer de mama e de colo do útero, o Bioparque também recebeu uma ação de saúde promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da Coordenadoria Saúde da Mulher. A atividade integra a campanha ‘A Prevenção é o melhor caminho, junte-se a essa luta você também’.

A ação ofertou as visitantes em geral do parque o exame de Papanicolau (PCCU), requisição e encaminhamento para mamografia, consulta médica, testagem rápida, triagem de enfermagem e palestra sobre autoexame da mama.

Estética
Por meio da parceria da empresa privada JFísio, a programação para o público em geral teve higienização e limpeza de pele, pilates com a roda de alongamentos, orientações de fisioterapia e saúde da Mulher, quiropraxia e massagem com aparelhos.

Bioparque
O Bioparque da Amazônia possui uma área de 107 hectares de florestas em área urbana de Macapá. O local funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20. Além de educação ambiental, a unidade é um espaço social, que recebe ações que promovem o bem-estar dos macapaenses.

“O parque trabalha com contemplação da fauna e flora amazônica com o incentivo a preservação das espécies. Além disso, somos um espaço de interação social. Por isso sempre buscamos receber eventos que beneficiem os visitantes e a comunidade que cerca a unidade, como foi o caso do Setembro Amarelo e agora o Outubro Rosa e o mês das crianças”, finaliza o diretor-presidente do Bioparque, José Aranha Neto.