“Foi rápido e prático”, diz mãe em ação itinerante de vacinação no CEU das Artes da Zona Sul

Atividade iniciou nesta segunda, 23, e segue até sábado 28

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Saúde

A assistente social, Cristiane Fonseca, aproveitou a ação para colocar a caderneta de vacinação em dia | Foto: Renato Costa/ Semsa

A assistente social, Cristiane Fonseca, de 40 anos, soube através do Instagram da Prefeitura de Macapá que nesta segunda-feira (23) foi iniciada uma ação itinerante de vacinação no CEU das Artes da Zona Sul. Acompanhada do marido, ela aproveitou o momento para colocar em dia a caderneta de vacinação juntamente com a filha Maria Julia, de 6 anos. Durante o atendimento, Cristiane falou da importância  das ações itinerantes de vacinação.

“É interessante porque às vezes a pessoa está fora do bairro dela, com o tempo livre, que foi o meu caso. Foi tudo prático e rápido. Inclusive, gostei muito da sensibilidade da equipe, eu trouxe a minha filha também, que tem o espectro do autismo, e ela foi super bem atendida. Quem ganha com essas ações é a população”, destacou.

Quem também aproveitou foi a família da gerente de Recursos Humanos, Josiete Valente. Ela levou os dois filhos para receber a aplicação das vacinas contra covid-19 e febre amarela, e destacou que o posto itinerante de vacinação é uma boa opção para quem tem uma vida movimentada, “É muito importante porque às vezes na correria do dia a dia, ter  várias opções pra gente ir, é bom”, disse Josinete.

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), essa ação tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e chamar a população para atualizar a caderneta de vacinação. Estão sendo disponibilizadas vacinas de rotina, contra covid-19 e Meningocócica C. 

O público alvo é a população geral, crianças e adolescentes, trabalhadores de transportes coletivos, da área da educação e também trabalhadores e estudantes da área da saúde. 

A coordenadora municipal de Imunização, Celeomar Brito, ressalta a importância das ações e campanhas contínuas de imunização. “As vacinas são importantes para prevenir doenças e salvar vidas. Dessa forma, é necessário manter campanhas para que a sociedade tenha em mente sobre o quanto o cartão de vacinação atualizado é importante para prevenir o retorno de doenças erradicadas”, pontou a coordenadora.

A ação foi feita em parceria com o CEU das Artes da Zona Sul, local escolhido pela localização estratégica e abrangência de público. 

“Já tivemos algumas ações de saúde a respeito da vacinação, então, é uma área onde o povo já conhece e sabe das atividades de imunização”, disse o coordenador Dinho Absoluto.

A ação iniciou nesta segunda-feira (23) e segue até sábado (28), das 14h às 19h. Para receber o imunizante é necessário apresentar carteira de identidade e caderneta de vacinação. Profissionais e estudantes da área da saúde precisam apresentar documento que comprove a atuação na área.

Confira a lista de vacinas ofertas e públicos destinados:

Vacinas de rotina

-Destinada ao público geral

– Hepatite b

– Pentavalente

-VIP (contra poliomielite)

-Pneumocócica

-Rotavírus

-Febre Amarela

-DTP

-Tríplice Viral (SCR)

-Hepatite A

-VOP

-Varicela

-Meningocócica ACWY

-HPV

-Dupla adulto

-DTpa

-Meningocócica C

Para crianças até 10 anos, trabalhadores de transportes coletivos, da área da educação e a profissionais e estudantes da área da saúde.

-Vacina da contra Covid-19 

Janssen

3° dose de 18 anos +

4° dose 40 anos +

Pfizer

3° dose 12 a 17 anos, grávidas, lactantes, acamados e pessoas com comorbidades

Imunização na capital

Para receber vacinação fora das ações itinerantes, basta se dirigir a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Mais informações consulte o cronograma de vacinação divulgado diariamente nas redes sociais da Prefeitura de Macapá.

Rafaelli Marques*-Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.