Neste sábado (24), além de ser um ponto turístico, o Mercado Central está recebendo pela primeira vez o “Feirão do Povo”, uma iniciativa da Prefeitura de Macapá que reúne agricultores, artesãos e apresentações culturais. Esta é a 4ª edição do evento que, além de abrir espaço para o desenvolvimento econômico, fortalece a cadeia produtiva da capital.
A feirante Maria do Carmo, que vive da renda da agricultura familiar desde 2007, participa do “Feirão do Povo” desde a 2° edição. Ela conta que esse é um momento na rotina da família e destaca que a iniciativa da Prefeitura de Macapá é fundamental para geração de renda. “Sempre que venho vendo tudo que está exposto. Eu fico feliz com toda renda que consigo tirar e foi graças ao Feirão que consegui pagar a faculdade da minha filha, que se formou em Psicologia”, comemora.
A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) e de acordo com o titular da pasta, Raimundo Costa, esse é um momento importante que eleva toda a economia criativa existente, dando oportunidade para quem realmente precisa.
“Devemos sempre ter esse olhar para nossa população e sabemos que a agricultura familiar tem um peso muito importante dentro da economia de nossa capital. O Feirão do Povo existe para ser mais uma forma de escoação de produtos do campo e da economia criativa”, diz.
A estudante de medicina veterinária Ana Moura que está participando pela primeira vez da programação e relata o quanto se sente realizada pela valorização dos produtores do município.
“Nós vemos os segmentos da agricultura ao artesanato sendo elevados e percebemos que o desenvolvimento cultural da nossa cidade está sendo valorizado. Essa é uma iniciativa louvável, que está de parabéns pelo empenho com a população. Torço para que a gente possa ter cada vez mais atividades como essa, para que as crianças que nascem nessa terra valorizem o que temos de melhor”, enfatiza.
Cooperação
O evento conta com a cooperação entre a Semag e as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), de Direitos Humanos (SemDH), e Zeladoria Urbana.
Também participam do evento a Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), os institutos municipal de Turismo (Macapatur) e de Políticas de Promoção e Igualdade Racial (Improir), a Companhia de Trânsito e Transporte (CTMac), Polícia Militar do Amapá (PM/AP) a Guarda Civil Municipal de Macapá, que está com o ônibus de videomonitoramento, dando suporte para garantir a segurança dos participantes e visitantes.