‘Foi a Meu Pé de Laranja Lima que despertou a paixão pela educação infantil’, diz professora em festa de comemoração aos 50 anos da escola

Evento contou com apresentação de estudantes e música ao vivo.

Por Ingra Tadaiesky - Secretaria Municipal de Educação

Edinete Cardoso é professora da Emei Meu Pé de Laranja Lima há 23 anos e participou do aniversário | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Na última terça-feira (11), a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Meu Pé de Laranja Lima comemorou o aniversário de 50 anos. Com direito à pula-pula, feirinha e muita diversão. A celebração foi marcada por apresentações de artistas locais e estudantes da unidade escolar que homenageia a clássica obra literária de José Mauro de Vasconcelos.

Edinete Nobre Cardoso, de 51 anos, é professora na Emei há 23 anos e conta o sentimento que enche seu peito nesta data. “[Tenho] gratidão por fazer parte dessa história. Foi a Escola Meu Pé de Laranja Lima que despertou em mim a paixão pela educação infantil. Quando cheguei aqui, foi amor à primeira vista e enquanto eu puder ficar aqui, ficarei”, diz.

A unidade foi inaugurada no dia 21 de setembro de 1972 e hoje atende cerca de 550 estudantes do 1° e 2° período. A escola criou vínculos com diversas pessoas durante meio século de existência. A diretora da Emei, Oda Mendes, ressalta a importância de uma instituição de ensino na formação de um indivíduo. 

“Penso em quantas pessoas começaram a escrever a história aqui. A educação é algo que fica para a vida toda e possui uma importância ímpar no crescimento, me sinto privilegiada por hoje fazer parte disso”, relata.

Uma das muitas histórias que se iniciaram na Escola Meu Pé de Laranja Lima foi a do próprio secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes. “Estou com o coração transbordando de alegria. Aqui foi minha casa por três anos e eu guardo lembranças lindas dessa escola, já corri muito por esses corredores. Muitas gerações já passaram por aqui e sei que muita gente que contribui hoje para nossa sociedade começou na escola”, fala. 

Na comemoração, os estudantes cantaram o hino do município e apresentaram uma encenação especial. O pequeno Jorginho, de 5 anos, representou a laranja que nomeia a escola na peça de abertura. “Eu ‘tô muito muito feliz por ser a laranjinha, ensaiei tudinho”, diz o menino, pulando de animação.