Flores Tucujus: Macapatur promove diálogo entre mulheres de comunidades tradicionais sobre o combate ao turismo sexual

Ação se relaciona com o Código de Conduta Brasil – iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), por meio da campanha com o tema “O turismo respeita as mulheres”

Por Anselmo Wanzeller - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Mulheres de comunidades tradicionais puderam expor suas ideias I Foto: Arthur Alves/PMM

O Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur) realizou neste sábado (2) roda de conversas com temas sobre o combate ao turismo sexual em Macapá, dando voz às mulheres das comunidades tradicionais, como indígenas, ribeirinhas, quilombolas e nativas.

O evento faz parte do projeto ‘Flores Tucujus’ – Roda de Conversa entre Flores e Espinho – O Desafio de Ser Mulher. A programação contou com mulheres que dialogaram sobre diversos temas, entre eles, a valorização da mulher, teve também dinâmicas em grupo, aula experimental de defesa pessoal, entre outros.

A Diretora do Macapatur, Leda Sadala destacou que a sensibilização de toda a cadeia do turismo sobre o tema é importante e precisa ser intesificada.

“O combate ao turismo sexual precisa ser disseminado. Entendemos a importância das parcerias com os diversos segmentos de políticas públicas, em especial os que trabalham com gênero e diversidade. Juntas podemos combater esse ato no turismo. Nossa beleza é pura e nativa”, destacou Leda.

Diretora do MacapaTur, Leda Sadala I Foto: Arthur Alves/PMM

O Mercado Central foi palco de múltiplas manifestações culturais, como apresentações de danças regionais, e a presença de artesãs convidadas, que confeccionam peças com fibras naturais, que deram um brilho especial ao movimento.

Zuleica Santos é da comunidade de Kumarumã, para ela o evento mostra a valorização com o seu povo. “Juntas podemos combater esse tipo de violência. Sou artesã e buscamos, através desses tipos de atividades, mostrar nossa importância no turismo e em uma sociedade, onde a violência é intensa”, comentou Zuleica.

Além da presença de gestores municipais e profissionais da saúde, o encontro contou com atrações poéticas e musicais como: Cláudia Almeida – Flor d’Maria com o recital ‘Substratos das Flores’, Flores Indígenas: Resistência ancestral de encantarias, Negra Aurea:  Negritude a flor da Pele, Berço do Marabaixo da Favela: Flores do Marabaixo, Yanna Mc: Show Nova Era e Rose Show: Entre flores e Tabocais.

A ação se relaciona com o Código de Conduta Brasil – iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), por meio da campanha com o tema “O turismo respeita as mulheres”, que promove a conscientização de empresas e prestadores de serviços turísticos sobre o combate à exploração sexual infantil no turismo, mobilizando-os como importantes agentes de denúncia aos supostos crimes, a partir do Disque 100 e o Programa Federal do Ministério do Turismo.

Fotos: Arthur Alves/PMM