Férias e eventos culturais resultam em aumento de 350% da rede hoteleira de Macapá

Retorno positivo das atividades surpreendeu empresários do setor.

Por Anézia Lima - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Vista aérea de Macapá | Foto: Rogério Lameira/PMM

A chegada das férias escolares e o retorno das atividades presenciais de turismo e lazer como o Macapá Verão 2022, fomentaram o turismo na capital amapaense. O reflexo disso é a taxa de ocupação da rede hoteleira da capital, que no mês de julho deste ano alcançou o índice de 90% de um total de 2.987 leitos. O aumento é de 350% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foi registrado apenas 20%.

O aumento pela busca de hospedagens neste mês foi apontado pela análise mensal do Observatório do Turismo do Amapá (OBTur/AP) e indicaram a recuperação do segmento com o retorno das atividades que estavam suspensas durante o período mais crítico da pandemia do coronavírus.

Para o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, a movimentação é resultado das programações municipais de comemoração do mês de férias, que tem como objetivo atrair o público de fora e manter a população na capital para desfrutar momentos de lazer. 

“Com a programação do Macapá Verão 2022, estimulamos o fomento das atividades para o desenvolvimento de segmentos como turismo, lazer, gastronomia e cultura. São shows locais e nacionais, atrações nos balneários, passeios turísticos e valorização do que temos de melhorar nesses setores”, declara. 

Segundo o coordenador do OBTur/AP, Sandro Bello, esse período demonstra um comportamento que anima os empresários com a maior captação de clientes.  

“Nesse período, nós temos um fluxo maior de estrangeiros e há uma taxa de ocupação hoteleira maior e também pessoas chegando pelo aeroporto internacional. Com isso, temos o aumento das vendas de artesanato e a movimentação de outros setores”, explica. 

Empresário da rede hoteleira Ricardo Gouveia | Foto: Arquivo pessoal Ricardo Gouveia

O período de festividade ainda contribui com a geração de emprego, renda e oportunidade de investimentos na área. De acordo com o empresário da rede hoteleira Ricardo Gouveia, a ocupação surpreendeu as expectativas para este mês, que costumava ter baixa procura pela saída dos macapaenses para outros locais durante as férias. 

“Vários eventos, programações e concursos marcam esse retorno positivo para as redes de hotéis. Essas programações ajudam muito o mercado, pois o segmento do turismo sendo aquecido, não é positivo apenas para nós, mas influencia o trabalho dos guias turísticos, artesanato e comércio local. O movimento no mês de julho está bem melhor que os meses anteriores”, finaliza.