Na segunda-feira (15), devido ao feriado em homenagem ao Francisco Xavier da Veiga Cabral, “Cabralzinho”, o funcionamento das repartições públicas municipais acontece de forma diferenciada.
Cabralzinho é considerado herói por ter sido um dos combatentes que lutou para impedir invasões francesas em terras amapaenses, na antiga vila de Espírito Santo, atual munícipio de Amapá. A data foi estabelecida em 2017 e Macapá celebra pelo 6° ano consecutivo.
Saiba abaixo o que muda no horário de atendimento nos órgãos públicos municipais:
Mercado Central:
No domingo, Dia das Mães, o Mercado não abrirá, mas volta a funcionar de forma normal no feriado de segunda-feira (15), das 7h às 18h.
Bioparque da Amazônia:
Às segundas e terças-feiras o espaço é fechado para a limpeza e manutenção geral. O parque retorna às atividades na quarta-feira, dia de meia entrada para todo o público. O horário de visitação inicia às 9h e se estende até às 17h.
Vacinação e Unidades Básicas de Saúde:
UBS’s estarão fechadas na segunda-feira (15). A vacinação itinerante contra a Covid-19 e demais doenças vai acontecer em pontos específicos da cidade, são eles: Praça Veiga Cabral das 8h às 18h e no Macapá Shopping das 15h às 20h.
No feriado, apenas as UBSs que atendem casos de urgência e emergência funcionarão. Os atendimentos seguem dessa forma:
UBS Perpétuo Socorro: 24h
UBS Pedro Barros (Fazendinha): 7h até 1h
UBS Marabaixo: 7h até 1h
UBS Marcelo Cândia: 7h até 1h
Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes:
O Centro de Saúde não terá atendimento ao público nesta segunda-feira (15), retomando o atendimento normal na terça-feira (16).
Shopping Popular:
No feriado desta segunda-feira (15), o Shopping Popular, no centro comercial da cidade, não funcionará. O espaço reabre ao público na terça-feira (16).
Zeladoria Urbana:
Nenhum serviço desta pasta será interrompido no feriado desta segunda-feira(15); coleta de lixo e retirada de resíduos seguem normalmente o calendário previamente estabelecido pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana.
Assistência:
Os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e em Assistência Social (Cras), como a Casa do Bolsa, não irão atender. Os serviços retornam na terça-feira (16), das 8h às 14h.
Transporte público:
No feriado o transporte vai operar com tarifa social ao preço de R$ 1,85.